19.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, outubro 30, 2024

Projeto 676’ da Ferrari não será cópia da Red Bull

Carlos Sainz

Há relatos de boas fontes que a Ferrari manterá sua filosofia de design com seu carro de F1 de 2024, em vez de convergir para um conceito inspirado na Red Bull.

Os detalhes sobre o desenvolvimento dos novos carros permanecem ultrassecretos nesta fase, mas novos relatos na mídia italiana afirmam que a Ferrari tomou algumas decisões importantes sobre seu carro de 2024, ainda a ser nomeado.

Atualmente ele é conhecido pelo nome de ‘projeto 676’ antes que a verdadeira identidade do próximo Ferrari seja revelada em 13 de fevereiro, dez dias antes da pré- temporada.

Apesar do sucesso estrondoso da Red Bull desde o início da nova era de efeito via tuneis Venturi da F1 que foi introduzido em 2022, a Ferrari deve continuar a favorecer seu próprio caminho de design.

Uma das características únicas do SF23 – o único carro não Red Bull a vencer uma corrida em 2023 – era o chamado “duto de desvio”, ou ‘duto S’, que faz com que o fluxo de ar seja transportado sobre a barriga dos sidepods.

Em contraste, o design do guru da Red Bull Adrian Newey favoreceu uma abordagem que empurra o máximo de ar possível para a parte inferior do carro, através do rebaixo extremo visto nas laterais do ultracompetitivo RB19.

A criação inspirada em Newey resultou na Red Bull conquistando espantosas 38 das 44 vitórias em corridas disputadas desde o início dos novos regulamentos da F1.

Embora os engenheiros da Ferrari estejam preparados para seguir alguns dos conceitos de sucesso da Red Bull, a equipe italiana aparentemente continuará seguindo seu próprio caminho, no que diz respeito à sua abordagem única do fluxo de ar.

O ‘projeto 676’será “limpo dos erros do SF-23 e deverá representar um bom passo em frente”.

“A caixa de câmbio será incluída em uma nova caixa de transmissão um pouco mais curta e significativamente mais estreita (20 mm de cada lado) para ter um difusor maior, capaz de gerar mais downforce junto com a carroceria do carro, talvez conseguindo reduzir a angulação das asas e com isso reduzindo o arrasto do carro em retas”, disse o relato.

Fonte: R7 – Automobilismo

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias