O governo federal está lançando o Programa Voa Brasil, uma iniciativa focada na disponibilização de passagens aéreas com preços acessíveis, confirmados em até R$ 200. Este programa, que tem como objetivo oferecer oportunidades de viagem a um custo acessível, será implementado após o carnaval para um grupo específico de cidadãos brasileiros.
Inicialmente concebido para atender às necessidades das famílias de baixa renda, o Programa Voa Brasil visa proporcionar a compra de passagens abaixo da média nacional, possibilitando que essas pessoas adquiram até duas passagens por ano dentro desse limite de preço.
No entanto, o lançamento inicial do programa beneficiará apenas os beneficiários vinculados à Previdência Social, incluindo aposentados e pensionistas do INSS. A inclusão de outras categorias, como alunos do ProUni, ocorrerá posteriormente, logo após o carnaval.
Cada titular terá direito à compra de até duas passagens a cada período de 12 meses. Caso não utilize esse direito dentro desse período, as passagens não utilizadas serão acumuladas para o ano seguinte, permitindo a compra de até quatro passagens.
Com a expectativa de um consumo mensal de pelo menos 50 mil passagens através do programa, o governo federal estima uma receita mensal mínima de R$ 1,5 milhões. Além disso, os beneficiários poderão parcelar o valor da passagem em até 12 vezes, contando com a gestão financeira da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para viabilizar essa iniciativa.