Um professor de artes cênicas foi flagrado em “ato sexual solitário” em banheiro público de um posto de gasolina em Alnwick (Inglaterra). No momento do flagrante, Steven Ballantyne, de 41 anos, usava apenas sutiã, dentro de uma cabine destrancada. A descoberta da cena insólita foi feita por uma mulher, que estava acompanhada da filha de 5 anos. Logo depois, outra mulher se deparou com o episódio.
Steven foi condenado por indecência em público e, apesar de o incidente ter ocorrido fora do ambiente escolar, o professor está proibido indefinidamente de voltar a dar aulas.
O caso ocorreu em janeiro de 2021. Steven foi condenado por um tribunal de Newcastle a cinco anos de prisão. A pena foi suspensa. Nos próximos dois anos, o condenado ficará sob supervisão da Justiça britânico. No caso de reincidência, ele deverá cumprir a pena integralmente se ser novamente indiciado. Steven também terá que cumprir 200 horas de serviço comunitário sem vencimentos. A decisão sobre o seu banimento da docência saiu neste mês.
“Embora essa questão esteja relacionada com a conduta fora do ambiente educativo, um painel investigativo considerou que as ações do Sr. Ballantyne eram relevantes para o ensino, o trabalho com crianças e o trabalho num ambiente educativo”, afirmou Sarah Buxcey, porta-voz da Secretaria de Educação, de acordo com o “Daily Star”.
O painel considerou que o comportamento de Steven ao cometer o crime poderia, sem dúvida, afetar a confiança do público na profissão docente, especialmente dada a influência que os professores podem ter sobre alunos, pais e outras pessoas na comunidade”.
Durante o processo, Steven não compareceu a audiências e, segundo investigadores, não demonstrou qualquer remorso.
O inglês está impedido de apresentar recurso que o devolva o direito de lecionar.