Uma pesquisa do Procon-RJ encontrou variação de até 270% nos preços de exames para detecção do vírus da dengue, no Rio de Janeiro, em meio a epidemia da doença no estado.
Segundo o levantamento realizado em 10 laboratórios com diferentes de testes, a menor variação registrada 42,17%, enquanto a maior chegou a 276,19%,
O presidente do órgão, Cássio Coelho, disse que as informações levantadas serão analisadas para identificar possíveis violações ao Código de Defesa do Consumidor.
“Estamos atentos aos valores dos exames e observando as variações dos preços. A preocupação é o aumento injustificado dos exames para detecção do vírus da dengue. Caso sejam verificados aumentos excessivos, tanto nos repelentes quanto nos exames, serão notificados os fornecedores e laboratórios”, explicou.
Até o momento, mais de 49 mil casos de dengue foram contabilizados. Ao menos quatro mortes pela doença foram confirmadas: dois na capital, um em Mangaratiba e outro em Itatiaia.
Segundo as autoridades, o número de casos é 20 vezes maior do que esperado para os dois primeiros meses de 2024 e quase alcançou o total registrado em todo o ano passado.