Durante uma fiscalização do Procon no Aeroporto de Vitória, uma lanchonete foi autuada por fazer cobranças abusivas nas taxas de serviço, na manhã desta quarta-feira(17). A empresa autuada poderá recorrer.
A operação de fiscalização do Procon aconteceu simultaneamente em 34 dos principais aeroportos do país, em uma ação conjunta da Senacon e Procons estaduais e municipais.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Foi identificado que o estabelecimento autuado fazia a cobrança da taxa de serviço (gorjeta), que chegava a 30% do valor da conta, além de não apresentar os preços dos produtos expostos nas vitrines. O Procon enfatizou que o pagamento da taxa de serviço é opcional.
A empresa foi autuada e terá 10 dias para recorrer. Após esse prazo, será multada. A gerente do Procon Vitória, Raquel Vionet, informou que o valor da multa ainda será calculado.
Durante a fiscalização foram verificados os processos das companhias aéreas, como a informação acessível e clara aos passageiros sobre cobrança de bagagem, marcação de assentos, cobrança de multas por cancelamento e fornecimento de hospedagem e alimentação em caso de atrasos de voos.
LEIA TAMBÉM: Sem boleto: licenciamento, IPVA e outras contas do Detran já podem ser pagos via Pix