O verão brasileiro segue com instabilidades. Para esta terça-feira, 9, a previsão do tempo indica acumulados de água em pontos de todas as cinco regiões do país.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há quatro alertas climáticos nesta amanhã. Ao todo, há um aviso sobre tempestade e outros três referentes a chuvas intensas. Eles valem até as 10h.
O primeiro alerta do dia é de tempestade, que abrange a totalidade do Rio Grande do Sul e as faixas leste de Santa Catarina e do Paraná. Além disso, partes do litoral sul paulista e do Vale do Ribeira estão na área de atuação do aviso.
Leia mais
Na cor amarela, o que representa “perigo potencial” na classificação do Inmet, o alerta representa possibilidade de chuva de até 50 mm, além de queda de granizo e ventos que podem chegar aos 60 km/h. Combinação que, conforme o instituto, representa baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Outra parte de São Paulo está sob influência de outro alerta meteorológico para a manhã desta terça-feira. Parte do litoral sul, todo o litoral norte, o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana da capital, além das regiões de Jundiaí, Itu e Sorocaba vão lidar com chuvas intensas. De cor amarela, o mesmo aviso abrange o extremo do litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, como Paraty e Angra dos Reis.
A única diferença entre o alerta de tempestade da mesma cor é que o amarelo de chuvas intensas não prevê a possibilidade de queda de granizo.
Mais chuvas pelo Brasil
O segundo alerta de chuvas intensas para esta manhã abrange municípios espalhados por quatro das cinco regiões geográficas do país:
Acre (todo o Estado), Rondônia (todo o Estado), Amazonas (sudoeste, sul, sudeste e extremo leste), Pará (oeste, centro-norte e leste), Amapá (todo o Estado) e Tocantins (norte/Bico do Papagaio).
Leia também: “Vídeo: 4 turistas arrastados por correnteza são resgatados em Ubatuba (SP)”
Maranhão (todo o Estado), Piauí (extremos norte e sul) e Bahia (oeste, sul e extremo sul).
- Centro-Oeste
Mato Grosso (noroeste, centro e sudeste) e Goiás (sul).
Minas Gerais (exceto o norte) e São Paulo (norte).
Alerta laranja na previsão do tempo
Há, por fim, um alerta laranja. A cor, a saber, representa “perigo” na classificação de risco climático por parte do Inmet. O aviso nesse sentido é referente a mais chuvas intensas — e de maior intensidade. Conforme o instituto, isso significa até 100 mm de acumulados até as 10 horas de hoje. Além disso, os ventos intensos podem alcançar a velocidade de 100 km/h.
Leia também: “Ondas de calor no Sudeste, seca na Amazônia e chuvas no Sul: descubra como será o verão”
Dessa forma, problemas podem ocorrer. Sobretudo no âmbito da infraestrutura, avisa o instituto.
“Risco de corte de energia elétrica”, afirma o Inmet. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
O alerta laranja de chuva intensas válido para a manhã desta terça-feira abrange o norte de Minas Gerais, o Distrito Federal, Goiás (metade norte), Tocantins (sul, oeste e central), Pará (sul) e Mato Grosso (norte, nordeste e leste).
Assim, o Inmet apresenta quatro instruções à população dessa parte do Brasil:
- não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
- se possível, desligar aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia.
Leia também: “Um bizarrice chamada ‘justiça climática — Parte 1”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste