Os pacientes com fibromialgia passarão a ser reconhecidos como pessoas com deficiência no Distrito Federal. A lei reconhecendo a condição foi promulgada pela Câmara Legislativa do DF na última sexta-feira (1°). Pessoas com o diagnóstico desse quadro terão direito a isenção de IPVA e atendimento prioritário em saúde. A norma também inclui 12 de maio como o dia de conscientização e enfrentamento da doença no calendário oficial do Distrito Federal.
A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dores no corpo todo, principalmente na musculatura. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, sete em cada dez pacientes com o diagnóstico são do sexo feminino.
A detecção para a doença é feito de modo clínico, baseado nos incômodos apresentados pela condição. O tratamento envolve mudanças no estilo de vida, prática de atividade física e promoção da saúde mental.
Sintomas
– Dores generalizadas e persistentes – Sensibilidade ao toque, – Síndrome do intestino irritável, – Pernas inquietas, – Formigamentos, – Bexiga irritável, – Dor de cabeça – Fadiga
Em outubro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que regulamenta o tratamento de fibromialgia e fadiga crônica no SUS (Sistema Único de Saúde).
O texto estabelece que esses pacientes sejam atendidos por profissionais das áreas de medicina, de psicologia, de nutrição e de fisioterapia e que devem ter acesso a exames complementares, medicamentos, acompanhamento nutricional e a terapias reconhecidas.
*Sob supervisão de Fausto Carneiro