Na grande corrida tecnológica para desenvolvimento de novas inteligências artificiais (IAs), o Google colocou mais uma carta na mesa.
Trata-se do Genie, modelo inédito capaz de transformar diversos tipos de comandos, tais como textos e ilustrações, em universos interativos e dinâmicos para os usuários.
Veja também
O anúncio surge pouco tempo depois das recentes modernizações na plataforma da Gigante das Pesquisas.
Justamente no último mês, a companhia fez alterações no Bard, agora renomeado para Gemini, intensificando a disputa com o ChatGPT da OpenAI e o Copilot da Microsoft.
Como o Genie funciona?
De acordo com os pesquisadores do Google, o Genie é capaz de executar prompts de textos ou esboços de imagens, transformando-os em um universo virtual palpável.
O usuário pode, por exemplo, esboçar uma ideia em papel, fotografar e fazer upload para o Genie.
A IA, então, se encarrega de construir o universo virtual com base no conteúdo inserido e na melhor mecânica de interação para o contexto.
Funcionalidade do Tokenizer
Para tornar isso possível, o Genie conta com a ajuda do tokenizer, tecnologia capaz de criar uma representação segura de coisas que existem fora da internet.
O sistema compacta vídeos em pequenos tokens e envia o material para um modelo de ação, que codifica as transições de quadros, transformando-as em imaginação.
Resultado dos estudos e perspectivas futuras
O Genie passou por longo período de treinamento, sendo alimentado com informações baseadas em gameplays de jogos de plataforma.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), Tim Rocktäschel, líder da equipe Genie na Google DeepMind, compartilhou insights sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. Veja:
Apesar de ser ainda experimental e não ter previsão de lançamento para o público, o Genie traz expectativas positivas para aprimoramento de outras ferramentas da gigante de tecnologia.
Após esses avanços do Google, a concorrência também segue forte. Recentemente, a OpenAI revelou o Sora, uma IA para gerar vídeos de forma quase instantânea, surpreendendo a indústria tecnológica com sua capacidade incrível de criação.
Esse lançamento deixou claro que a competição no universo das IAs só tende a acirrar ainda mais.
Por fim, os esforços das grandes empresas revelam uma perspectiva de futuro em que as IAs consigam produzir criações cada vez mais complexas e avançadas.
Sem dúvida, será interessante acompanhar os próximos passos nessa corrida tecnológica.