Obras trarão benefícios para 80 mil motoristas diariamente, além de criar 130 empregos
Os motoristas que trafegam diariamente pela BR-020, entre Planaltina e Sobradinho, já podem observar as melhorias na via. Essas mudanças prometem aumentar a segurança e reduzir o tempo de viagem. No entanto, durante a execução, é importante que os condutores redobrem a atenção para evitar acidentes devido aos transtornos temporários.
Com a conclusão da obra, a população terá mais segurança, qualidade de vida e menos tempo de deslocamento, permitindo mais tempo para aproveitar com a família e amigos.
Na fase inicial da pavimentação da terceira faixa da BR-020, que já está em andamento, estão sendo feitos 8,6 km no sentido Sobradinho/Planaltina e 5,7 km no sentido contrário, entre o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci (viaduto do Comper) e a DF-230.
A obra, financiada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pelo Banco do Brasil, gerará 130 empregos. Iniciada em abril, a obra beneficiará 80 mil motoristas diariamente, com um investimento de R$ 24,8 milhões na primeira etapa dos trabalhos. O projeto inclui terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, e uma ciclovia para a terceira faixa de rolamento.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), responsável pela obra, a terceira faixa de Planaltina aumentará a fluidez em 50%, cobrindo uma extensão total de 50 km.
A BR-020 é vital para conectar Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina, Arapoanga, Planaltina de Goiás e Formosa ao Plano Piloto. A demanda pela terceira faixa é antiga e visa melhorar o fluxo de veículos e a segurança na rodovia.
A BR-020 é uma das mais perigosas do DF. Segundo o Guia CNT de Segurança nas Rodovias 2023, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), ela registrou o maior número de acidentes e mortes entre novembro de 2021 e outubro de 2022, com 339 acidentes (35,9% do total) e 17 mortes (36,2% do total).