A África do Sul venceu a República Democrática de Congo na disputa por pênaltis e conquistou o terceiro lugar da Copa Africana de Nações, na tarde deste sábado, 10, em confronto realizado no Estádio Felix Houphouet-Boigny. No tempo regular, as redes não foram balançadas. Nas cobranças, o goleiro sul-africano Williams voltou a ser herói.
O confronto foi marcado por um ritmo mais lento em comparação ao restante da competição. RD Congo e África do Sul queriam conquistar o prêmio de consolação, mas não colocaram em campo o ritmo mais alto de suas equipes.
Foram poucas finalizações às metas dos goleiros Williams, da África do Sul, e Bertaud, do Congo, no primeiro tempo. Apesar de controlar a posse de bola, os sul-africanos não conseguiam traduzir isto em uma real dominância.
Na segunda etapa, os congoleses se lançaram mais ao ataque e chegaram a perder oportunidades incríveis debaixo das traves. Quando a pontaria não deixava a desejar, o goleiro Williams aparecia para fazer defesas cruciais. As duas equipes aparentavam extremo cansaço ao apito final.
Sem prorrogação e indo direto para a disputa por pênaltis, Mbemba ficou responsável pela última cobrança que daria o terceiro lugar para RD Congo, mas acabou parando nas mãos do arqueiro sul-africano.
Nas cobranças alternadas, Siyanda Xulu deslocou o goleiro do Congo e colocou a África do Sul em vantagem. Com a grande missão de deixar tudo igual, Meshack Elia bateu no lado esquerdo e Williams voou para defender e ser herói mais uma vez. A África do Sul conquistou o terceiro lugar da Copa Africana de Nações.