Depois de um período de incertezas, Elon Musk fez um anúncio empolgante: o projeto Roadster está de volta!
Trata-se de um supercarro elétrico da Tesla, que teve seu primeiro protótipo apresentado ao mundo em 2017.
Veja também
No entanto, passou por diversas reviravoltas ao longo dos anos e agora tem previsão de lançamento oficial para o final de 2024, com início de entregas em 2025.
Retorno da segunda geração do Tesla Roadster
Tesla busca o título de “carro mais rápido do mundo” com tecnologia de foguete – Imagem: Tesla/Reprodução
Indiscutivelmente, este é um momento significativo na história da Tesla, já que o Roadster marca a segunda geração de um automóvel lançado pela primeira vez em 2008.
Ele era baseado no chassi do Lotus Elise e saiu da linha de produção em 2012, quando a Tesla decidiu direcionar seus esforços para o Modelo S.
“Esta noite, ampliamos exponencialmente os objetivos de design do novo Tesla Roadster. Nunca se viu um carro como este, nem se verá, se é que se pode chamar de carro”, comemorou Musk em sua conta na rede social X.
Supercarro elétrico com propulsores de ar comprimido
Um dos grandes destaques do anúncio foi a revelação de Musk de que o modelo será fruto de uma colaboração entre a Tesla e outra de suas empresas, a SpaceX.
A intervenção da empresa aeroespacial será no sistema de propulsão do veículo, que contará com propulsores de ar frio comprimido, semelhantes ao funcionamento de foguetes.
Tais componentes têm o objetivo de aumentar a potência durante a aceleração, fazendo o veículo ir de zero a 100 km/h em menos de um segundo.
Para alcançar essa impressionante velocidade ‘espacial’, a estrutura dos propulsores ficará localizada na traseira do automóvel, seguindo um design inovador e futurista.
Modelos do novo Roadster
De acordo com Musk, nem todas as versões do novo Roadster terão os propulsores de ar comprimido, apenas os top de linha.
As demais versões utilizarão o mesmo sistema de propulsão que equipa o Tesla Model S Plaid.
Entretanto, mesmo sem a nova tecnologia, o supercarro deverá ter uma aceleração de zero a 100 km/h em menos de dois segundos, alcançando uma potência de 1.000 HP e uma velocidade de até 400 km/h.
Bateria e autonomia do novo Roadster
Ainda não foram divulgados dados oficiais sobre a bateria ou autonomia do veículo, mas é esperado que o Roadster possa realizar cerca de mil quilômetros por tanque completo.
Se confirmado, terá um aumento de 60% na autonomia WLTP do Tesla Model S Plaid, que tem bateria de 100 kWh e alcança 600 km de autonomia.
O novo Roadster e sua concorrência
Musk não mencionou em seu anúncio o provável futuro rival do Roadster, o novo Yangwang U9 da BYD.
A empresa chinesa ultrapassou a Tesla em vendas globais de veículos elétricos no último trimestre de 2023 e promete um modelo de alto desempenho, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 2,36 segundos.
Apesar da concorrência, os fãs da Tesla pelo mundo estão em êxtase com o retorno do Roadster. Resta-nos aguardar e ver o que tal revolução na indústria de veículos elétricos trará.