Os fins de semana com corrida curta (Sprint) passarão por outra remodelação nesta temporada, após uma reunião da Comissão de F1.
Desde o início das corridas curtas durante a temporada de 2021, alguns fãs gostam e outros não, mas a F1 aumentou o número delas de três para seis na última temporada.
A classificação curta (Sprint Shootout) foi introduzida em 2023 para adicionar mais emoção ao fim de semana, ao invés de uma segunda sessão de treinos desnecessária devido ao parque fechado.
Na última mudança no formato do fim de semana com corrida curta, agora foi acordado que as às sextas-feiras terão uma única sessão de treinos (TL1), seguida pela classificação curta. A corrida curta será no sábado e depois dela – também no sábado – teremos a classificação normal para o GP de Domingo.
DRS no final da primeira volta
As regras DRS da Fórmula 1 também foram modificadas antes da nova temporada. Depois que o regulamento sobre o uso do DRS em corridas curtas foi alterado para permitir que o auxílio à ultrapassagem fosse ativado a partir do final da primeira volta ou após uma volta com bandeira verde após uma relargada, isso agora também se aplicará a todos os GPs ao longo da temporada de 2024.
Quatro UPs em 2024 e 2025 ao invés de três
Em outras mudanças anunciadas, a alocação de unidades de potência que cada piloto poderá ter ao longo das 24 rodadas da temporada aumentou de três para quatro nas próximas duas temporadas, em 2024 e 2025.
A comissão também discutiu várias pequenas alterações aos regulamentos do campeonato deste ano e questões relacionadas com as novas unidades de potência para 2026.
Todas as alterações acordadas devem agora ser formalmente aprovadas pelo Conselho Mundial do Automobilismo da FIA. O próximo encontro será em uma sessão virtual no dia 28 de fevereiro, um dia antes do primeiro treino para o GP do Bahrain, que abre a temporada de 2024.