A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou na noite desta terça-feira (6) sobre o aumento significativo de casos de dengue no país. Em um pronunciamento nacional, ela destacou a necessidade de mobilização de toda a população, além do apoio do governo federal, de governadores e de prefeitos.
“Várias cidades brasileiras estão enfrentando uma situação de emergência devido ao grande aumento de casos de dengue”, afirmou a ministra.
No discurso, a ministra atribuiu a situação de emergência enfrentada por diversas cidades do país ao calor recorde e às chuvas acima da média registradas desde o ano passado, que contribuíram para o aumento dos focos do mosquito Aedes aegypti.
A explosão de casos de dengue em várias regiões do país levou pelo menos quatro estados (Acre, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal) a decretarem situação de emergência em saúde pública.
Vacinação progressiva
Em relação à vacinação, Nísia Trindade informou que ocorrerá de forma progressiva, devido ao número limitado de doses fornecidas pelo laboratório fabricante da Qdenga. Na primeira fase, serão priorizadas as crianças entre 10 e 14 anos, faixa etária com o maior número de internações pela doença. O imunizante será distribuído para 521 municípios com maior incidência da doença.
“Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde coordenará um esforço nacional para ampliar a produção e o acesso a vacinas contra a dengue”, concluiu a ministra.