Vacina da dengue já está disponível na rede particular
Divulgação / Ministério da Saúde / Igor Evangelista
Minas Gerais deve receber as primeiras doses da vacina contra a dengue do SUS (Sistema Único de Saúde) a partir do mês de março deste ano.
A projeção foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta sexta-feira (16).
Segundo o representante do Governo de Minas, as primeiras cidades beneficiadas pelo imunizante devem ser as da região metropolitana de Belo Horizonte e as do Vale do Aço. Inicialmente, segundo ele, o medicamento vai ser destinado às crianças de 10 a 11 anos.
Até o momento, apenas laboratórios particulares e redes de drogarias têm o imunizante para vender em Minas Gerais. O Estado aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde.
Veja também
Diário Digital
Saiba quais remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue
Saúde
Entenda a situação da dengue no país e saiba quem pode se vacinar pelo SUS
Rio de Janeiro
Rio inicia estudo sobre vacina da dengue em adultos
A nova previsão de chegada das injeções foi feita na data em que Baccheretti revelou que o Minas enfrenta o maior surto de dengue da história. Segundo ele, o pico de transmissão já ultrapassou o de 2016, o recorde de até então.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até esta sexta-feira, Minas Gerais tinha 194.801 casos notificados. Destes, 67.592 já foram confirmados. As mortes somam 18.
O balanço nacional mais recente, desta quarta-feira (14), feito pelo Ministério da Saúde, aponta que Minas tem o segundo maior número proporcional de infectados. São 936,1 casos a cada 100 mil habitantes. O estado só perde para o Distrito Federal, onde o índice está em 2.405. O terceiro lugar está com o Acre, que registra uma média de 936,1 casos a cada 100 mil habitantes. Fonte: R7 – Minas Gerais