O CEO da McLaren, Zak Brown, está muito preocupado com a parceria entre a Red Bull Racing e a equipe irmã Scuderia AlphaTauri (que em breve será conhecida por um novo nome). A Mercedes, no entanto, vê poucos motivos para preocupação na aliança entre as duas equipes de Fórmula 1.
Em 2023, a AlphaTauri anunciou sua intenção de estreitar ainda mais os laços com a Red Bull e mais uma vez adquirir mais peças da equipe de Max Verstappen e Sergio Perez. Isto será acompanhado de uma nova identidade e, portanto, de um novo nome a ser anunciado em breve.
Alguns concorrentes estão preocupados com a parceria. Notavelmente, a McLaren expressou repetidamente preocupações sobre a “equipe B” da Red Bull, como o CEO Zak Brown chamou a AlphaTauri. Ele acredita que tais construções são injustas e não deveriam existir na Fórmula 1.
A Mercedes não compartilha das preocupações da McLaren. “Não tenho certeza de qual é a natureza das relações entre essas duas equipes, mas estou claro sobre quais são as regras”, disse o diretor técnico James Allison, citado pelo Motorsport.com. Ele ressalta que as peças que podem ser fornecidas para outras equipes são muito limitadas.
“Em todos os outros aspectos, as regras são muito rígidas sobre não repassar nada que possa ser considerado propriedade intelectual de uma equipe para outra. A forma como essa regra é escrita é muito ampla e poderosa, e praticamente torna qualquer comunicação não permitida”, concluiu Allison, que recentemente estendeu seu contrato com a Mercedes por vários anos.