A Mercedes pode “realmente ousar” muito mais do que as pessoas estão esperando para substituir Lewis Hamilton – inclusive com um piloto que ainda em estreou na Fórmula 2 – porque acha que George Russell tem todo o potencial necessário para liderar a equipe.
A surpreendente decisão de Hamilton de trocar a Mercedes pela Ferrari em 2025 deixa os Prateados com uma vaga muito cobiçada ao lado de George Russell em sua dupla de pilotos.
Toto Wolff, disse que a notícia dá a Russell a chance de se estabelecer como seu novo piloto líder.
“Temos dois excelentes pilotos”, disse ele. “Temos Lewis em seu último ano na Mercedes e George ansioso para voltar ao carro e ter um bom desempenho.”
“Precisamos colocar na pista um carro que tenha mais ritmo que o carro do ano passado e sabemos o quão difícil será competir não só com a Red Bull, mas também com os demais.”
“Além disso, é claro, em todas as discussões sobre Lewis, algo que não foi falado o suficiente é George. George tem todo o potencial para ser o próximo piloto líder da equipe. Ele é da geração de Lando e Charles e alguns dos outros e eu não poderia desejar um novo líder de equipe quando Lewis partir. Não há dúvida sobre disso.”
“Portanto, temos uma base tão sólida, um cara tão rápido, talentoso e inteligente no carro que só precisamos fazer a escolha certa para o segundo piloto, o segundo assento. E isso não é algo que eu queira me apressar.”
Wolff indicou que alguns pilotos que recentemente estenderam contratos para guiar para outras equipes seriam de interesse da Mercedes se estivessem disponíveis. Norris e Leclerc assinaram novos acordos com suas respectivas equipes – McLaren e Ferrari – recentemente.
“Acho que alguns contratos foram assinados há algumas semanas e teríamos analisado se poderiam ser interessantes, mas o momento aqui nos prejudicou um pouco”, disse Wolff. “Mas de certa forma sempre gosto de mudanças porque mudanças oferecem oportunidades.”
Ele comparou a situação à surpreendente saída de Nico Rosberg da equipe depois que ele conquistou o título para eles em 2016. Isso levou a Mercedes a retirar Valtteri Bottas de seu contrato com a Williams para preencher a vaga inesperada.
Podemos ousar
“Da mesma forma que abraçamos a situação do Nico, e isso foi igualmente inesperado de um momento para o outro, estou realmente ansioso para tomar as decisões certas para a equipe junto com meus colegas sobre quem estará no assento no próximo ano. E talvez seja uma chance de fazer algo realmente ousado.”
Embora a Mercedes possa escolher quase todos os pilotos que já estão na F1, eles também têm um próximo piloto na Fórmula 2 este ano, Andrea Kimi Antonelli, que até agora é considerado um fenômeno. O jovem de 17 anos passou para a categoria depois de vencer o campeonato de Fórmula Europeia Regional na temporada passada, pulando a Fórmula 3.
Embora Wolff tenha minimizado promover Antonelli diretamente na F1 com a Mercedes – da mesma forma que Hamilton chegou na McLaren há 17 anos – ele não descartou essa possibilidade.
“Kimi está na Mercedes desde os 11 anos”, disse Wolff. “Ele esteve no programa júnior e sua carreira júnior tem sido muito bem-sucedida.”
“Acho que o mais importante nesta fase é que ele se concentre na F2. Acho que se começarmos a confundi-lo ou a espalhar rumores na mídia sobre ele, isso não vai ajudá-lo em sua temporada de estreia na F2.”
“Ele acabou de sair dos karts há alguns anos e não tem nem 18 anos. Então, prefiro não iniciar nenhuma especulação sobre a entrada de Kimi na Fórmula 1 nesse momento.”
O momento da decisão de Hamilton dá à Mercedes bastante tempo para escolher o melhor substituto possível, acrescentou Wolff.
“Quando decidimos, Lewis e nós, assinar um contrato de curtíssimo prazo, sabíamos por que estávamos fazendo isso. Era para deixar as opções em aberto para ele e, ao mesmo tempo, para nós também.”
“Há uma situação emocionante no final de 2024, com alguns pilotos ficando disponíveis, outros apenas assinados há algumas semanas, então esses teriam sido oportunidades. Então nesse momento, se tivesse sido seis semanas antes, teria havido mais oportunidades, mas é o que é.”
“Mas em 24 e 25 e além, o mercado de pilotos será muito interessante. Precisamos olhar para o futuro. Quem é que podemos fazer parceria com George? Qual é a melhor combinação?”
“Acho que em termos de pilotos que poderiam ingressar, há uma variedade de opções. Nesta fase, eu não gostaria de me comprometer com ‘é quando vamos fazer isso’, quero ter o meu tempo.”
Nota do editor: Pelas palavras de Toto, Alonso está descartado (Russell vai liderar a Mercedes, a menos que faça uma temporada ruim este ano) e Andrea Kimi Antonelli é o favorito, caso ele tenha a performance que muitos esperam em sua temporada de estreia na F2.