19.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Marketing é tudo: as 5 ativações de patrocínio mais inteligentes nos carros de F1

Las Vegas

A Fórmula 1 é historicamente conhecida como um verdadeiro laboratório automobilístico, de onde surge grande parte das inovações para a indústria automotiva que acabam chegando nos carros das pessoas. No entanto, a categoria muitas vezes também abre espaço para que a criatividade do mundo do marketing entre em cena e estabeleça algumas sacadas geniais.

Ao longo da história, incontáveis marcas estiveram presentes no circo da F1, seja apoiando equipes, pilotos ou o próprio evento. No que diz respeito aos carros, algumas dessas tiveram ideias que transcenderam os padrões da publicidade e se transformaram em ativações que ficarão marcadas como grandes modelos de divulgação.

Red Bull Racing e PokerStars

O primeiro case é um dos mais recentes e aconteceu já na reta final da temporada de 2023. Juntas desde o início de 2022, a Red Bull Racing e a famosa plataforma de jogos online PokerStars selaram uma parceria global de muito sucesso, com muitas ativações de eventos e promoções a fim de unir os fãs apaixonados por velocidade com os adeptos do universo das cartas.

Para o GP de Las Vegas, a patrocinadora da RBR decidiu aproveitar a oportunidade para divulgar sua marca numa corrida que tinha a sua cara. Para isso, os carros da equipe austríaca entraram com a calota das rodas personalizada em formato de ficha de poker, remetendo aos grandes cassinos da cidade que ilustraram todo o circuito.

A gigante do entretenimento ainda promoveu uma ação para que os fãs tivessem a chance de levar as peças usadas na corrida para casa, autografadas pelos pilotos Max Verstappen e Sergio Perez.

McLaren e Google

Também no início de 2022, a McLaren foi outra equipe a anunciar uma parceria de peso, fechando contrato com ninguém menos do que o Google. Além de passar a usufruir de serviços e tecnologias da empresa norte-americana, a equipe britânica estampou em seu carro duas marcas ligadas à nova patrocinadora: Android e Google Chrome.

No segundo caso, a inserção foi muito inteligente. Isso porque o logotipo do navegador desenvolvido pela empresa tem um formato circular, altamente propício para ser inserido nas… rodas! Assim como a RBR fez com o PokerStars, a McLaren vem desde então andando pelas pistas com uma calota colorida com as cores do Google Chrome.

Williams e Duracell

Outra escuderia que aproveitou uma parte específica do carro para inserir a marca de um patrocinador foi a tradicional Williams. A empresa especializada em pilhas alcalinas faz parte do portfólio de parceiros do time britânico também desde 2022. Na ocasião, o agora ex-chefe da equipe, Jost Capito, até brincou que era uma honra receber a companhia, já que seu apelido era Duracell por nunca ficar sem energia.

Após uma temporada de ativações mais simples, com a inserção da marca na lateral do carro, a parceria trouxe duas sacadas mais originais para 2023. Na primeira, parte do Santo Antônio (acessório de segurança) foi pintado com as cores de uma pilha da Duracell, ficando quase que no formato do produto. Depois, a mesma ideia foi transferida para o halo (equipamento de proteção acima da cabeça do piloto), que também remetia a imagem de uma bateria palito.

Red Bull Racing e Star Wars

Voltando quase 20 anos no tempo, a Red Bull Racing já havia protagonizado uma grande ação de marketing em 2005. Naquela temporada, era lançado o filme “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith” e a equipe austríaca fechou um acordo com os produtores da saga para divulgar a obra durante o fim de semana do GP de Mônaco. E o resultado não poderia ser melhor.

Além de estampar uma pintura especial com a logomarca do filme no carro, os mecânicos do time trabalharam “fantasiados” de personagens como Darth Vader e os Stormtroopers. Até mesmo um representante do Chewbacca esteve no paddock antes da corrida, enquanto o criador da série, George Lucas, foi convidado para assistir a prova de camarote.

Williams e Sega

Por fim, como não lembrar do icônico FW15, que dominou a Fórmula 1 na temporada 1993. Além de ser uma verdadeira máquina, aquele carro da Williams tinha como elemento especial o patrocínio da Sega, desenvolvedora de jogos eletrônicos japonesa, cujo protagonista de seus principais games era o veloz ouriço de cor azul Sonic.

Para celebrar a parceria, o monoposto inglês ganhou um desenho com parte do corpo do personagem em suas laterais, fazendo com que ele se interligasse com a cabeça do piloto, de modo com que parecesse que era o próprio Sonic quem estava pilotando o carro, oferecendo ainda mais velocidade para Alain Prost e Damon Hill nas pistas.

Fonte: R7 – Automobilismo

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias