Coisas que só acontecem no futebol! Apesar de ser atualmente o jogador com mais títulos nacionais, a passagem do goleiro Rafael pelo Cruzeiro não foi das melhores, ainda que duradoura. A favor do fato, o arqueiro enfrentou uma grande dificuldade na Toca da Raposa: Fábio.
Durante todos os anos que esteve no Cruzeiro, Rafael sempre foi uma sombra de Fábio. Naturalmente, o então jovem goleiro assumiria um dia a titularidade. No entanto, em um exercício especulativo, poderia estar até hoje no banco de reservas, haja vista que Fábio segue em alto nível no Fluminense.
Acontece que Rafael decidiu deixar o Cruzeiro após o rebaixamento, em 2019. Para a surpresa de todos, o goleiro acertou sua ida ao Atlético-MG, arquirrival da Raposa. Por lá, chegou para ser titular, mas caiu novamente no banco de reservas com Sampaoli.
Ex-Cruzeiro, Rafael tem 9 títulos nacionais
Ainda assim, conquistou títulos expressivos pelos rivais. Para se ter uma ideia, no currículo, são três do Brasileirão (2013, 2014 e 2021), quatro da Copa do Brasil (2017, 2018, 2021 e 2023) e duas Supercopa (2022 e 2024). Destaca-se, contudo, que foi protagonista “apenas” em dois deles, ambos pelo São Paulo.
- Rafael (nove títulos)
- Zinho (oito títulos)
- Éverton Ribeiro (sete títulos)
- Arrascaeta (sete títulos)
- Mayke (sete títulos)
- Diego Ribas (sete títulos)
No último final de semana, Rafael foi decisivo para o título da Supercopa do Brasil do São Paulo. Quis o destino que a partida fosse disputada no Mineirão, onde o goleiro passou a maior parte da sua carreira. Já com a medalha no peito, o arqueiro celebrou o momento que vive dentro de campo.
“Nem nos meus melhores sonhos podia imaginar isso, de conquistar títulos com a camisa do São Paulo, jogando. Tenho de agradecer a Deus e à minha família que está sempre me apoiando nesta batalha diária. Esse time merece demais, estou muito feliz de conquistar mais um título”, disse.