20.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, novembro 25, 2024

Macaé terá primeira Casa do Servidor do Rio de Janeiro

“Entender para atender” é o lema da primeira Casa do Servidor do Estado do Rio de Janeiro, que será inaugurada em Macaé ainda neste semestre. O novo espaço irá acolher os servidores municipais por meio de uma série de atividades multifuncionais. O projeto irá funcionar em um imóvel com cerca de 80% de área linear, localizado em bairro central do município, favorecendo a acessibilidade. A proposta é que sejam oferecidas atividades das 8h às 20h, para contemplar também servidores administrativos fora de seu horário de expediente.

O projeto começou a ser elaborado em agosto de 2023 pela Secretaria Adjunta de Recursos Humanos e foi oficialmente estabelecida neste mês, através do Decreto Municipal nº 001/2024. A equipe responsável pela iniciativa conheceu três casas dos servidores dos municípios paulistas de Salto, Caçapava e Guarujá para aperfeiçoar a ideia. Na Casa do Servidor de Macaé, funcionará também o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), que está sendo reestruturado de acordo com as alterações na Norma Regulamentadora Número 4 (NR-4) do Ministério do Trabalho, para maior segurança e qualidade de vida do trabalhador. Os mais de 16 mil servidores estatutários e contratados poderão buscar espontaneamente os serviços que estarão disponíveis no novo endereço.

O Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, ressalta que há uma preocupação dos gestores quanto à qualidade dos serviços prestados à população. “Enquanto a eficiência no desempenho do trabalho é uma busca constante da gestão e das equipes, é crucial reconhecer que os servidores são indivíduos que também necessitam de cuidados. O programa Casa do Servidor surge a partir do desejo da Administração Pública de abordar atentamente as necessidades deste público. O objetivo desse programa é acolher e cuidar dos servidores, a fim de garantir a eles melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho”, enfatiza.

A assistente de administração e logística, Fabieni Barcelos, coordena o projeto e destaca que na casa haverá servidores atendendo seus pares. Os serviços serão prestados em rede com a colaboração de outras secretarias. “O intuito é que os servidores sejam encaminhados para os diversos segmentos em busca do resgate de sua saúde e se sinta à vontade na Casa que está sendo preparada para recebê-lo. É preciso este olhar humanizado para o servidor que consequentemente refletirá na sua vida funcional”, completa.

O espaço visa promover saúde, bem-estar e qualidade de vida aos servidores. Serão oferecidas atividades recreativas, palestras, rodas de leitura, além de projetos voltados para questões como antitabagismo, antidrogas e alcoolismo em parceria com os demais órgãos da prefeitura.

Trabalho contínuo

A Secretaria Adjunta de Recursos Humanos já desenvolve projetos com a meta de valorizar o funcionalismo público. Um dos destaques é o projeto Acolher, iniciado no período da pandemia de Covid-19. O Acolher buscou mais de 200 famílias de servidores que sofreram perdas, para prestar a elas orientações e soluções administrativas diante da falta do servidor ente querido. O projeto Acolher recebeu o prêmio municipal Servidor Inovador. Também são realizados: o Café com os Secretários e o Café com os Coordenadores, onde são buscadas soluções para situações comuns aos setores referentes a recursos humanos.

Fonte: RJNEWS – Cidades

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias