Um leopardo-das-neves foi flagrado se camuflando na neve pelo fotógrafo Ismail Shariff, que lidera expedições pelo Himalaia há 10 anos.
O animal, que tem o pelo próximo do tom das pedras rochosas, ficou coberto de neve e se misturou à paisagem.
Shariff só percebeu a presença do felino quando ele abriu os olhos e revelou sua magnitude.
Você consegue ver o leopardo camuflado na imagem abaixo?
Ismail compartilhou a foto em suas redes sociais e deixou seus seguidores intrigados.
Ele disse ao portal The Dodo que é como brincar de esconde-esconde com um ninja branco em uma tempestade de neve.
“Mesmo que eles estejam bem no meio da sua foto, você ainda precisa de uma lupa e uma vibração de Sherlock Holmes para identificá-los. E honestamente? Ainda fico impressionado todas as vezes”, afirmou.
O fotógrafo é completamente apaixonado por sua profissão, mas entende que pode ser um pouco perigoso se não tomar cuidado antes de escolher o local perfeito para captar as imagens.
Antes de tudo ele precisa ficar seguro, principalmente para prestar atenção ao seu redor e conseguir capturar o momento certo, como este em que se deparou com o leopardo. Fotos deste encontro também foram publicadas em seu perfil do Facebook.
O leopardo-das-neves é uma espécie protegida que vive nas altas montanhas da Ásia Central.
Ele se adapta tão bem ao seu ambiente que pode passar despercebido, mesmo após uma inspeção cuidadosa.
Shariff disse que fica impressionado, humilde e até com um pouco com inveja das habilidades de camuflagem do animal.
O fotógrafo é especializado em vida selvagem e captura imagens de algumas das espécies mais icônicas do Himalaia.
Ele publica suas fotos e histórias online para que outras pessoas possam apreciar e para enfatizar a importância de sua proteção.
Ainda de acordo com o site The Dodo, o profissional disse que a fotografia da vida selvagem começou como uma forma de compartilhar as maravilhas da natureza, mas a cada encontro com a vida selvagem, ela evoluiu para algo mais profundo: respeito, admiração e até mesmo como um fã de peludos (gatos selvagens).
“Cada expedição alimenta minha paixão por esses seres magníficos e espero que minhas fotos e histórias façam o mesmo com outras pessoas”, declarou.
Você já conhecia essa espécie? De acordo com o National Geographic, o leopardo-das-neves tem pelagem espessa e manchada que o ajuda a se camuflar na neve e a se proteger do frio. Sua dieta é baseada em carneiros-azuis, íbex e outros animais de montanha.
Essa espécie está ameaçada de extinção, devido à perda de habitat, à caça ilegal e aos conflitos com os humanos.
Esse animal pertence ao gênero Panthera, mas é diferente do leopardo (Panthera pardus). Em vez de rugir, ele emite outros sons, como miados, assobios e ronronados.
Solitário e territorial, ele marca seu espaço com urina e arranhões. Muito ágil, ele pode saltar até 15 metros de distância. Sua longa cauda serve para se equilibrar e se aquecer.
Tão raro e esquivo, ele é chamado de “fantasma da montanha” pelos nativos.
Existem três subespécies de leopardo-das-neves, de acordo com um estudo genético. A população total é estimada em cerca de 4 mil indivíduos, distribuídos por 12 países.