19.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Lançado plano de trabalho para incentivar o empreendedorismo feminino no campo

Parceria entre Emater-DF e Secretaria da Mulher vai oferecer capacitações em áreas como saúde emocional e combate à violência doméstica

A Emater-DF e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) estabeleceram uma parceria para promover a valorização das mulheres rurais no DF. Por meio do Plano de Trabalho, assinado no último mês, serão oferecidas capacitações em áreas como empreendedorismo, saúde preventiva — incluindo saúde emocional — e combate à violência doméstica.

A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, destaca que o protagonismo feminino nas áreas rurais é uma realidade crescente. “No entanto, ainda precisamos conscientizar não só as mulheres, mas também os homens, sobre a importância da saúde emocional e do combate à violência de gênero e ao assédio, seja ele moral ou patrimonial”, afirmou.

Loiselene acrescenta que as mulheres já estão na linha de frente das políticas públicas. “Elas são titulares das terras e os cartões de benefícios, como o Prato Cheio e o Bolsa Família, estão em seus nomes. No entanto, é necessário que compreendam seu valor”, reforçou. O trabalho se estenderá a diversas comunidades rurais onde a Emater-DF atua. “A presença da extensão rural no campo leva dignidade às famílias.”

Para a subsecretária de Promoção das Mulheres da SMDF, Renata D’Aguiar, o acordo de cooperação vai transformar a vida das mulheres rurais do DF. “Investir na capacitação das mulheres do campo é essencial para fortalecer nossa economia rural e garantir a valorização do papel feminino na sociedade. A iniciativa não só amplia as oportunidades de trabalho para as mulheres do campo, mas também promove a autoestima e o empoderamento feminino. Esse é um passo fundamental para construir um futuro mais igualitário e próspero para todas”, disse.

A gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater-DF, Sheila Nunes, acrescenta que as atividades também envolvem os colaboradores da empresa. “É essencial sensibilizar nossos colegas para os desafios enfrentados pelas famílias rurais. Por isso, o Plano de Trabalho prevê ações em sintonia com as campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, abordando a saúde dos profissionais, dos produtores rurais e de suas famílias”, complementou.

O Plano de Trabalho, com todas as ações, será apresentado na próxima reunião do Fórum Permanente de Mulheres Rurais do Campo e do Cerrado, coordenado pela Secretaria da Mulher. O grupo reúne 14 instituições governamentais, além de entidades representativas de agricultoras e trabalhadoras rurais. Na última reunião, realizada no dia 30 de julho, estiveram presentes Sheila Nunes e Luciana Silva, coordenadora do Programa de Saneamento Rural da Emater-DF.

*Com informações da Emater-DF

 

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias