Em meio à busca contínua por uma maior proximidade com os cidadãos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem ampliado seus serviços, proporcionando alternativas tanto presenciais quanto remotas. Com mais de 1,5 mil Agências da Previdência Social (APS) distribuídas por todo o país, o INSS oferece opções para atender às preferências e necessidades individuais.
Embora o Meu INSS, a Central 135 e os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) facilitem a solicitação de benefícios e serviços previdenciários a distância, o atendimento presencial ainda é uma opção valiosa. Nas agências, os cidadãos encontram serviços espontâneos, sem a necessidade de agendamento prévio, além de atendimentos agendados, divididos em duas categorias principais: Atendimento Simplificado e Atendimento Específico.
O Atendimento Simplificado, disponível mediante agendamento pela Central 135 ou na própria agência, abrange uma variedade de serviços, incluindo bloqueios/desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados, alteração de local ou forma de pagamento, orientações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários, protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos, entre outros.
Por outro lado, o Atendimento Específico, também agendado pela Central 135 ou na agência, destina-se a casos de alta complexidade, nos quais não é possível realizar o requerimento por canais remotos. Inclui serviços como reativação de BPC após atualização do CADÚnico, consulta de consignação administrativa, solicitação de Contestação de NTEP, entre outros.
Além do agendamento para atendimentos específicos, é possível marcar presença na agência para serviços como emissão de extrato de empréstimo consignado, declaração de beneficiário do INSS, cumprimento de exigência, e entrega de documentos por convocação do INSS.
Importante ressaltar que, desde 23 de outubro, os segurados que buscam o benefício por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, podem procurar atendimento presencial nas agências. Nesse novo procedimento do Atestmed, não há necessidade de realização de perícia médica presencial, apenas análise documental, integrando o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, destaca que essa iniciativa visa “aproximar o INSS ao cidadão, a razão da nossa existência”, reforçando o compromisso da instituição em oferecer soluções acessíveis e eficientes para os segurados.