O chefe da equipe de Fórmula 1 da Red Bull, Christian Horner, foi inocentado de suposta má conduta em relação a uma funcionária, informou a empresa austríaca de bebidas energéticas hoje, 28 de fevereiro.
A decisão significa que Horner continuará responsável pelas operações enquanto a equipe se prepara para a corrida de abertura da temporada, no GP do Bahrain no próximo sábado, 2 de março.
“A investigação independente sobre as alegações feitas contra o Sr. Horner está completa e a Red Bull pode confirmar que a reclamação foi rejeitada”, disse um porta-voz da Red Bull em comunicado.
“O reclamante tem direito de recurso. A Red Bull está confiante que a investigação foi justa, rigorosa e imparcial.”
“O relatório da investigação é confidencial e contém informações privadas das partes e terceiros que ajudaram na investigação e, portanto, não faremos mais comentários por respeito a todos os envolvidos.”
“A Red Bull continuará se esforçando para atender aos mais altos padrões de local de trabalho.”
Horner foi acusado de suposto comportamento controlador e impróprio por parte de uma mulher da equipe Red Bull, uma alegação que iniciou a investigação independente.
Anteriormente, o piloto da Red Bull, Max Verstappen, rejeitou as sugestões de que sua candidatura ao quarto título mundial consecutivo poderia ser afetada por especulações em torno de seu chefe.
“Isso não me afeta”, disse o holandês.
“Estou muito focado no carro e em mim mesmo e espero que isso seja resolvido muito em breve.”
Antes do veredicto ser anunciado, Horner negou todas as acusações e continuou a trabalhar normalmente na preparação para a nova temporada enquanto a investigação era concluída.
Verstappen também reconheceu a importância de Horner, o chefe de equipe mais antigo do esporte, apesar da incerteza que paira sobre ele.
“É um esforço de toda a equipe e todos ficam juntos”, acrescentou.
“Acho que ele é muito importante, senão não estaria nessa posição por tanto tempo.”
“Digamos que se o chefe da sua equipe desaparecer por qualquer motivo por uma ou duas corridas, não vai acontecer muita coisa, porque todos estão em seu papel e sabem o que têm que fazer no curto prazo.”
“Mas é tudo uma questão de gestão de pessoas ao longo do tempo. E então é claro que as coisas começarão a ser diferentes, se um dos líderes não estiver mais lá.”
“Mas não estamos pensando assim… Apenas confiamos no processo em que estamos como equipe, é claro, para ver qual será o resultado.”
Verstappen acrescentou que a Red Bull, que venceu 21 das 22 corridas da temporada passada, está focada no desempenho e animada para começar a temporada.
Horner, que é casado com a ex-vocalista das Spice Girls Geri Halliwell, não compareceu ao dia da mídia no Bahrain hoje, mas deve estar no circuito amanhã para o treino de abertura.
A corrida acontece na noite de 2 de março, um sábado, sob holofotes, em vez de domingo, para acomodar o Ramadã, que começa em 10 de março. AFP, REUTERS