21.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, dezembro 25, 2024

Idosa morre no MA depois de esperar cirurgia por 1 ano e meio

Depois de passar um ano e meio na lista de espera para realizar uma cirurgia de emergência no coração, uma idosa de 61 anos morreu, em São Luís, no Maranhão. A Secretaria de Saúde do Estado descumpriu oito mandados judiciais que obrigavam a pasta a realizar o procedimento. A paciente estava internada, desde dezembro, no Hospital Dr. Carlos Macieira, e faleceu na última sexta-feira, 5.

+ Leia as últimas notícias do Brasil em Oeste 

Maria Ferreira, que sofria de cardiopatia, se submeteu a uma cirurgia cardíaca em 2012. Por recomendação médica, o procedimento precisaria ser refeito dez anos depois, em 2022.

Por meio de uma liminar, a Justiça determinou a hospitalização da idosa em uma unidade de saúde estadual de São Luís, onde ela aguardaria a nova cirurgia. Debilitada, a paciente acabou morrendo.

Idosa morre no Maranhão depois de esperar cirurgia cardíaca por 1 ano e meio
‘O estado do Maranhão está ferindo a Constituição Federal’, argumenta a sobrinha da idosa | Foto: Reprodução/TV Record

“Nós temos documentos que comprovam que ela teria condições de fazer essa cirurgia, logo que ela chegou no Hospital HCI”, disse Keyla Azevedo, sobrinha de Maria, em entrevista à TV Record. “Em nenhum momento, o estado do Maranhão respondeu às decisões que o juiz deferiu a favor da paciente”.

Lista de espera

Em comunicado, a Secretaria de Saúde do Estadual do Maranhão informou que “todos os pacientes que necessitam de cirurgia cardíaca encontram-se na fila nacional com classificação de risco, de conhecimento público”.

Para a sobrinha da vítima, “o estado está ferindo a Constituição Federal”. “O seu artigo 196 diz que a saúde é um bem de todos, é um dever do estado”, recorda Keyla Azevedo.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), compõe a base eleitoral do recém-empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. O político foi governador do Maranhão pelo PCdoB por dois mandatos consecutivos, de 2015 a 2022.

Idosa morre no Maranhão depois de esperar cirurgia cardíaca por 1 ano e meio
Carlos Brandão (PSB) e Flávio Dino (PCdoB) são aliados políticos no Maranhão | Foto: Reprodução/Twitter/X

Fonte: R7 – Brasil

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias