O Haiti, o país mais pobre das Américas, pagou uma antiga dívida de 500 milhões de dólares (R$ 2,49 bilhões) à Venezuela pelo fornecimento de petróleo recebido através do programa PetroCaribe, informou o governo venezuelano nesta sexta-feira (23).
“O governo da Venezuela informa com satisfação a conclusão do processo de recuperação e cobrança de uma dívida no valor de 500 milhões de dólares […] derivada do fornecimento de hidrocarbonetos ao Haiti no âmbito do Acordo de Cooperação Energética PetroCaribe”, diz o comunicado divulgado pelo vice-presidente de Comunicação, Freddy Náñez.
Entre 2008 e 2018, o Haiti fez parte do PetroCaribe, um mecanismo de cooperação concebido pelo falecido presidente Hugo Chávez que permitiu a vários países latino-americanos e caribenhos adquirir produtos petrolíferos a preços vantajosos e com facilidades de pagamento.
“Todas as agências financeiras internacionais classificavam a dívida em questão como impagável, dada a complexa situação econômica e de inadimplência vivida pelo Haiti há vários anos”, destaca o texto.
Na verdade, “tais agências haviam solicitado o perdão da dívida, em vista da crise humanitária que o país enfrenta”, indica o comunicado de Caracas.
A Venezuela destinou cerca de 2 bilhões de dólares (R$ 9,99 bilhões) entre 2008 e 2016, provenientes do fundo do PetroCaribe, para auxiliar o Haiti. Um tribunal nesse país concluiu que houve desvio de fundos por parte de altos ex-funcionários haitianos.
© Agence France-Presse
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE