Foi uma tarde onde nada deu certo para o Grêmio. Na Arena, o Tricolor ficou devendo em inspiração e foi envolvido pelo São Luiz. Para evitar um tropeço ainda pior em casa, o Imortal arrancou a igualdade no final da partida e garantiu um empate em 1 a 1.
Com apenas um ponto somado, o Grêmio colocou a liderança em risco, chegando aos 16 e podendo ser superado pelo Internacional ao longo da rodada. Em sexto, o São Luiz chegou aos oito pontos.
Pouca inspiração
O Grêmio começou bem a partida e aproveitou a marcação alta do São Luiz para explorar as pontas, quase conseguindo abrir o placar cedo. No entanto, a falta de inspiração do ataque voltou a assombrar o Tricolor, que empilhou chances perdidas. Na primeira, Reinaldo cruzou no segundo poste, André Henrique, livre, pegou mal na bola e na sobra, João Pedro Galvão mandou mais longe ainda.
O São Luiz mostrou valentia, encarou o Grêmio e também gerou perigo. O time de Ijuí chegou a ficar perto de sair na frente no primeiro tempo. Em jogada pelo meio, Peixoto escapou livre, tocou na saída de Marchesín e carimbou o poste tricolor.
O susto alertou o Grêmio, que permaneceu sem apresentar inspiração. O centroavante JP Galvão desperdiçou duas oportunidades, pelo alto e com a bola no chão, mas não acertou o alvo em nenhum arremate.
Grêmio evita derrota nos acréscimos
As coisas pouco se alteraram depois do intervalo. O São Luiz seguiu dificultando o jogo do Grêmio e arriscando com perigo em jogadas pontuais. Renato Portaluppi mudou o time, mas seguiu insistindo no ataque formado por JP Galvão e Galdino.
Ao longo da etapa complementar, o Tricolor acusou o cansaço antes dos visitantes e foi perdendo o controle da partida. Organizado, o São Luiz aproveitou o melhor momento para castigar o Imortal. Com total liberdade, o argentino Benjamin Borasi ajeitou na medida para Lucas Souza, que havia acabado de entrar, e acertou um chute no fundo da rede.
Mesmo com um longo tempo a ser jogado, o Grêmio não conseguiu esboçar reação e seguiu encaixotado na marcação do São Luiz, sem encontrar alternativas. Renato apostou todas as fichas e deixou a equipe completamente ofensivas, sem zagueiros de origem.
Embora sem intensidade para criar uma blitz sufocante, o Tricolor conseguiu segurar a bola no ataque e empilhou cruzamentos na área. Aos 43, Gustavo Nunes cruzou fechado, Galdino saiu da marcação e deu um leve toque para decretar o empate, evitando um tropeço ainda pior dentro de casa.