A Fórmula 1 anunciou uma extensão de cinco anos com Suzuka para continuar sediando o GP do Japão pelo menos até 2029.
A corrida foi transferida para uma nova data em 2024, entre a Austrália e a China em abril, como parte dos esforços da F1 para regionalizar o calendário.
Recentemente, houve relatos de que Osaka estava preparando uma candidatura para sediar um GP, mas isso foi rejeitado com Suzuka estendendo seu acordo.
“Suzuka é um circuito especial e parte da estrutura da categoria, por isso o fato da F1 continuar correndo lá pelo menos até 2029 me deixa empolgado”, declarou Stefano Domenicali, CEO da F1.
“Enquanto nos preparamos para retornar ao Japão mais cedo do que o habitual nesta temporada, gostaria de expressar a minha enorme gratidão aos promotores e à equipe da Honda Mobilityland por apoiarem o nosso esforço visando uma maior racionalização do calendário à medida que procuramos tornar o esporte mais sustentável”.
“Nossos fãs no Japão abraçam a F1 com uma paixão única e estamos ansiosos para trabalhar com os promotores a fim de dar aos fãs a experiência que eles merecem nos próximos anos”.
Tsuyoshi Saito, presidente e diretor representativo da Honda Mobilityland Corporation, acrescentou: “Estou satisfeito por podermos continuar sediando o GP do Japão de F1 no circuito de Suzuka. Gostaria de expressar nossa sincera gratidão ao Sr. Stefano Domenicali e outros membros relacionados da F1”.
“Nosso objetivo é criar um futuro sustentável e atualmente estamos nos preparando para receber muitos fãs no GP do Japão de 2024 em abril, a primeira vez que o evento será realizado na primavera”.
“Seguiremos trabalhando em conjunto com as comunidades locais e agências governamentais, incluindo a província de Mie e a cidade de Suzuka, para que Suzuka possa continuar sendo amada pelos fãs de todo o mundo e contribuir para a prosperidade da cultura do automobilismo e desenvolvimento industrial”.