A tutora de Koda Afonso, um gato siamês muito fofo, é a própria encantadora de “gato naja”. Como assim? Sabe aqueles encantadores de serpente que tocam uma flauta para a cobra aparecer? É isso que ela consegue fazer. Bom, quase isso.
A diferença é que ela não encanta as cobras najas, mas sim, Koda Afonso, o gato. Ah, e ela também não usa flauta.
Basta a tutora soltar um “piriripiriri” – uma tentativa hilária de imitar uma flauta – e pronto, lá vem o Koda, emergindo de seus esconderijos como uma serpente hipnotizada.
É claro que uma habilidade incrível dessas não poderia ficar escondida, né? Por isso, a tutora compartilhou um vídeo no TikTok (@gatalunacatarina) para mostrar “a Naja felina”.
No vídeo, Koda surge de dentro do arranhador, após ouvir o som mágico. Mas assim que acaba, ele já retorna para o esconderijo.
Eis que a tutora “toca a flauta” mais uma vez e aqueles olhos brilhantes com pupila dilatada voltam a aparecer. Parece até que foi ensaiado.
Veja o vídeo:
Os internautas ficaram encantados com a fofura do gato e algumas tentaram criar teorias para explicar o comportamento:
“O nome dele na verdade é piripiripiripiriiiiiiiiii”
Será? A tutora até ficou em dúvida depois desse comentário.
Outra pessoa destacou que deve ser muito fácil encontrar o Koda quando ele desaparece.
“eu quando perco o meu gato: (emoji triste) / ela quando perde o gato dela: piripiripiripiri-”
Para outros internautas, o efeito da flauta teve efeito similar:
“Eu estava assistindo e minha gata veio ver que barulho era esse”
Por que será que isso acontece?
Normalmente as pessoas chamam os gatos com “pspspsps”, mas para Koda o “piriripiriri” parece ter efeito similar.
De acordo com a especialista em treinamento de felinos, Molly DeVoss, em entrevista ao Inverse, alguns ruídos de alta frequência podem imitar a vibração sonora dos ratos.
“Os gatos podem ouvir frequências sonoras três vezes mais altas do que nós – provavelmente para que possam encontrar as presas com mais facilidade”, diz DeVoss.
Naturalmente, o “pspsps” (e no caso do Koda, a flauta mágica) chama atenção dos felinos.
“O som ‘pspspspsps‘ tem vários motivos pelos quais atrai gatos. Isso desperta a curiosidade deles, pode soar familiar, pois é semelhante a um ronronar e está em uma frequência que torna muito fácil para eles ouvirem”, disse a veterinária Chyrle Bonk ao Inverse.
A veterinária também explica que esses sons “naturalmente relevantes” para os gatos pode desencadear em outros comportamentos, que vão desde uma resposta com um miado agudo até se esfregar carinhosamente no tutor.
Veja também o vídeo:
Cuidado com os pets sedutores da internet