Terminou nesta terça-feira (13) a pré-temporada da FIA Fórmula-2. Os 22 pilotos que disputarão em 2024 o campeonato de acesso à F-1 se reuniram no Autódromo Internacional do Bahrain para os únicos três dias de testes à bordo dos novos modelos Dallara.
Fazendo a sua estreia em atividades oficiais do Campeonato o brasileiro Gabriel Bortoleto, que no ano passado foi o campeão da F-3, tinha pela frente alguns grandes desafios para superar. O primeiro deles, certamente, a grande diferença de potência e aderência entre os dois modelos. Seguindo a isso a estreia em uma nova equipe e, para completar, a adaptação aos novos compostos de pneus e o entendimento do desgaste dos mesmos.
Após ter feito uma preparação pessoal muito intensa, com incontáveis horas em simulador e dedicados dias de treinos físicos o piloto chegou animado para o seu início de trabalho. Seguindo com a consultoria de pilotagem do ex-piloto e engenheiro Roberto Streit, Bortoleto concluiu um rígido cronograma montado pela equipe. Foram trabalhados de forma muito distintas a performance em simulações de classificação, simulações de corrida, testes aerodinâmicos, dentre outros.
No traçado de 5.412 metros do Oriente Médio Bortoleto e os demais pilotos se depararam com a inusitada situação de chuva em praticamente todo o primeiro dia de atividades, em que ao todo ele percorreu apenas 4 voltas. No segundo e terceiro dias Gabriel conseguiu, enfim, fazer tudo o que o time esperava dele e concluiu 168 voltas tendo percorrido um total de 909 quilômetros de testes. Sempre que teve a permissão para acelerar ao máximo o piloto mostrou sua velocidade e figurou de forma constante no Top10.
Antes do início das atividades de pista pilotos e equipes da F-2 tiveram um dia completamente dedicado à mídia e produção de conteúdo. Nesse dia os times revelaram também os carros em que irão participar da temporada, bem como, os pilotos apresentaram seus macacões e capacetes.
Como anunciado desde o fim de 2023 Bortoleto faz parte do programa de jovens pilotos da equipe McLaren F-1, além de permanecer sob os cuidados da empresa de Fernando Alonso, a A14 Management.
“Estou feliz e realizado com o trabalho que conseguimos desenvolver aqui no Bahrain. Fizemos vários testes de corrida, simulação de classificação e acredito que foi bastante positivo. Foram meus primeiros treinos no carro novo, tudo muito interessante. Acho que estamos trabalhando na direção correta com o time e estou me dando melhor com todos os integrantes. Agradeço à equipe pela recepção e todo o trabalho que fez nesses dias, meus patrocinadores e aos fãs que acompanharam pelas redes sociais. Vamos voltar para a sede da equipe, analisar todos os dados e estou certo que chegaremos fortes e competitivos para a primeira etapa”, comentou o brasileiro de 19 anos.
A temporada do FIA F-2 terá início nos dias 1 e 2 de março, nesta mesma pista do Bahrain. O Campeonato será o mais longo da história e contará com 28 corridas em 14 finais de semana de competição.