No cinema, o Oscar brilha como o auge da glória para muitos filmes. Afinal, é uma noite de glamour, expectativa e emoção, em que os holofotes focam apenas nos melhores do ano.
No entanto, nem todos os filmes que ganham o coração do público conseguem levar para casa a tão cobiçada estatueta dourada.
Veja também
Ano após ano, vemos produções que deixam sua marca na história do cinema, mas que, por uma razão ou outra, acabam sendo superadas.
Mesmo que tenham enredos capazes de prender qualquer pessoa no sofá, atuações impecáveis e direções de tirar o fôlego, alguns longas não têm o que é necessário para a Academia.
Às vezes, filmes incríveis são simplesmente ofuscados por outras produções que conseguem capturar a essência do momento ou abordar temas mais impactantes.
Mas isso não diminui o valor das obras-primas que, apesar de não terem sido coroadas com o Oscar, marcaram a vida de muitas pessoas.
Filmes que não foram tão bem quanto esperavam
Filmes que acabaram não levando o Oscar para casa – Imagem: Oscar/AMPAS/Divulgação/Reprodução
Em um ano cheio de promessas, com ‘Assassinos da Lua das Flores‘, dirigido por Martin Scorsese, com 3h e 29 min, muitos estavam empolgados com a ideia. O filme conseguiu dez indicações, logicamente a expectativa estava no ar.
No entanto, o longa não conquistou nenhuma estatueta, apesar do trabalho de Robert De Niro, Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese.
Lily Gladstone, que protagonizou ‘Assassinos da Lua das Flores’, quase faz história como a primeira mulher nativo-americana a levar para casa o prêmio de Melhor Atriz, mas não dessa vez. O lugar foi dado a Emma Stone, por ‘Pobres Criaturas’.
Outro filme que alimentava esperanças era ‘Barbie’, com suas oito indicações. No entanto, a decepção foi palpável quando o filme saiu de mãos vazias, exceto pela vitória da canção de Billie Eilish, que levou o Oscar de Melhor Canção.
Enquanto isso, produções como ‘Vidas Passadas’ e ‘Maestro’ também sofrem com a falta de reconhecimento.
Mas, a noite não foi sombria para todos. ‘Anatomia de uma Queda’ e ‘Ficção Americana’ conseguiram conquistar um Oscar cada.