Um dos ídolos recentes do Corinthians atende pelo nome de Fagner. O veterano lateral-direito de 34 anos iniciou neste ano a sua 11ª temporada pelo clube da capital paulista e continua sendo uma das referências do time.
Com a camisa do Timão, o ala integrou o elenco que garantiu duas vezes o Campeonato Brasileiro na última década (2015 e 2017) e também o tricampeonato paulista (2017, 2018 e 2019), além de acumular inúmeras convocações para a seleção brasileira devido suas atuações com a camisa alvinegra.
Mas o que muitos não sabem é que Fagner quase foi impedido de jogar pelo Corinthians por determinação da Fifa durante esse período.
Fagner barrado pela Fifa?
O ano era 2018. Naquela oportunidade, a seleção era comandada por Tite, atual treinador do Flamengo, que tinha divulgado a lista de convocados para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador havia poucos dias. Fagner estava entre os jogadores chamados pelo técnico, mas acabou sendo cortado logo em seguida por conta de uma lesão na coxa esquerda.
Foi justamente o corte da seleção brasileira que causou a situação embaraçosa com a entidade máxima do futebol mundial.
O Corinthians estava em meio às semifinais da Copa do Brasil daquela temporada. O adversário era o Flamengo. E a torcida rubro-negra passou a divulgar nas redes sociais um trecho de uma norma da Fifa que impediria Fagner, caso ele se recuperasse da contusão, de disputar a partida de ida da semifinal do torneio.
Veja abaixo o trecho que circulou nas redes:
“A Fifa estabelece que nos casos em que o jogador não queira ou não possa atender a uma convocação, não poderá, também, jogar pelo seu clube durante o período de liberação, acrescido, ainda, de 5 dias, ou seja, caso o clube não libere o jogador para uma partida amistosa prevista em data oficial, por este estar lesionado, não poderá jogar pelo clube nas 48 horas que antecedem a partida; no dia da partida e 5 dias após esta data.”
Resumindo, segundo este trecho, o lateral não poderia encarar o rival carioca porque o dia do duelo contemplava o período estipulado na norma. No entanto, o clube acionou o seu departamento jurídico, que tratou de esclarecer que a regra não era aplicável ao atleta, já que ele havia sido desconvocado pela CBF.
À época, por meio de uma nota oficial, o Timão acalmou a sua torcida e desmistificou o suposto impedimento:
“Caso o atleta Fagner tenha condições de atuar na próxima quarta-feira, não há impedimento jurídico para que ele entre em campo, devido à desconvocação da seleção.”