Jan Monchaux, ex -diretor técnico da Alfa Romeo, se juntou à FIA como seu novo diretor técnico de monopostos.
A decisão de Monchaux ocorre em um momento de turbulência para a federação mundial do automobilismo, que perdeu várias figuras importantes nos últimos meses.
Monchaux substituirá Tim Goss, que deixou a FIA para assumir o cargo de diretor técnico da Racing Bulls, embora não possa exercer oficialmente essa função até outubro.
O franco-alemão de 45 anos estará sob o comando direto do chefe de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, e agora será responsável por definir o regulamento crucial de 2026 quando as novas unidades de potência forem introduzidas.
Monchaux comentou: “Eu estou muito feliz por ingressar na FIA como diretor técnico e ansioso pelos novos desafios que esta função acarreta”.
“Trabalhei no lado dos competidores durante muitos anos, mas agora a oportunidade de ajudar a moldar o futuro do esporte com a federação é uma perspectiva que aprecio”.
Tombazis acrescentou: “Eu estou entusiasmado por receber Jan na FIA para cumprir um papel importante no departamento técnico e na definição do futuro regulamento do esporte. A chegada de Jan fortalecerá nosso amplo conhecimento técnico”.
Monchaux tem uma extensa carreira na F1 e no automobilismo, começando na Toyota em 2002 antes de ir para a Ferrari em 2010, para a Audi Sport em 2013 e para a Sauber em 2018.
Ao longo desses períodos, ele esteve fortemente envolvido com o desenvolvimento aerodinâmico.
Em meados de 2019, Monchaux substituiu Simone Resta como diretor técnico da Alfa Romeo antes de ceder essa posição a James Key no ano passado.