31.6 C
Distrito Federal
segunda-feira, setembro 16, 2024

Festa do Morango, em Brazlândia, deve reunir mais de 500 mil pessoas a partir desta sexta (6)

28ª edição da feira ocorrerá entre os dias 6 e 8 (sexta a domingo) e de 12 a 15 (quinta a domingo), com estandes de produtos agrícolas, artesanato, flores e shows nacionais

Gastronomia, artesanato e cultura são palavras-chave da programação da 28ª edição da Festa do Morango, em Brazlândia. O evento já faz parte do calendário brasiliense e, neste ano, será realizado em dois finais de semana de setembro, entre os dias 6 e 8 (sexta a domingo) e de 12 a 15 (quinta a domingo), na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), entidade responsável pela organização do festejo. A entrada é gratuita.

Mais de 40 produtores rurais foram selecionados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) para participar da festa, comercializando o morango in natura e produtos derivados, como geleias, tortas, fondues doces, sucos, sorvetes e até bebidas alcoólicas, como licores e chopes. Além das delícias feitas com a fruta, haverá uma praça de alimentação com outras opções para os visitantes.

Segundo a administradora regional de Brazlândia, Luciana Lima, a expectativa é que cerca de 500 mil pessoas participem do evento. “A festa é um sucesso e cresce um pouco mais a cada ano. Temos buscado meios para atender todos os públicos da melhor forma possível, com estruturas adaptadas para pessoas com deficiência”, afirma.

Considerada a capital do morango, Brazlândia é responsável por cerca de 96% da produção do Distrito Federal. A região administrativa produziu 6.310 toneladas do fruto em 2023, enquanto o total desenvolvido em todo o DF foi de 6.589 toneladas. Além disso, 502 dos 559 produtores brasilienses desenvolvem o fruto na cidade, em 176,69 hectares de área plantada. As espécies mais cultivadas no DF são Camarosa, San Andreas, Portola, Festival, Camino Real, Sabrina, Alpina 10 e Tudla.

A Festa do Morango representa a pujança da nossa agricultura e é uma tradição que aquece a economia da nossa cidade. Milhares de pessoas todos os anos comparecem à festa, aquecendo o comércio da região, fomentando o escoamento da produção, gerando emprego e renda, e incentivando o turismo. Sem contar que ajuda a divulgar a produção agro do DF, que, com incentivos do GDF, cresce a cada ano,

destaca a vice-governadora Celina Leão.

Além do suporte da Emater-DF, com a seleção e organização dos produtores rurais, e da Administração Regional de Brazlândia, com a preparação logística da área do evento, o festejo também conta com o apoio de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), como a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Corpo de Bombeiros (CBMDF) e a Polícia Militar (PMDF).

Leonardo Gomes, produtor: “Quem vier vai poder comer morangos grandes, gostosos, bonitos. Todo mundo que compra sempre elogia”

Experiência única

Já imaginou saborear um morango que você mesmo colheu? Esse é o propósito da experiência Colha & Pague, em que os visitantes poderão degustar as frutas em propriedades selecionadas pela Emater-DF. A atividade faz parte da Festa do Morango e deve ocorrer no dia 14 de setembro, com duas turmas de 30 pessoas, totalizando 60 integrantes, sendo uma no período matutino e outra no vespertino. Os interessados devem entrar em contato com a organização do festejo.

Uma das propriedades que vai oferecer a experiência Colha & Pague será a do agricultor Leonardo Gomes, 39 anos. Localizada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, a chácara conta com 30 mil pés de morangos do tipo Sabrina, de origem espanhola, e 10 mil do tipo San Andreas, de origem americana. As duas variedades apresentam sabores e aromas acentuados e são consideradas mais resistentes a pragas e intempéries da natureza.

“Quem vier vai poder comer morangos grandes, gostosos, bonitos. Todo mundo que compra sempre elogia”, define o produtor, que cultiva a fruta e outras culturas junto ao pai há mais de duas décadas. “A plantação do morango é mais difícil de manter porque muitas coisas podem interferir no resultado e precisamos estar de olho sempre. Se chove mais cedo ou mais tarde que o esperado, atrapalha a safra, por exemplo. Mas é uma fruta que dá gosto de plantar, porque o clima e a altura de Brazlândia são muito favoráveis”, completa.

Claudinei Vieira, engenheiro agrônomo e gerente da Emater-DF: “Temos espécies que são melhores para consumo in natura, outras são mais indicadas para doces e geleias. Nós conversamos com os produtores para analisar o mercado que eles querem alcançar, escolhemos a variedade e, a partir disso, vamos trabalhar juntos na análise do solo, na adubação, no manejo das pragas, no cuidado em geral”

Segundo o engenheiro agrônomo e gerente da Emater-DF, Claudinei Vieira, a tradição do plantio de morangos em Brazlândia surgiu justamente pela alta altitude da região, que é, em média, de 1.200 metros. Outros fatores também contribuíram para a propagação da cultura, como a variação térmica e o fotoperíodo (duração do dia em relação à noite num período de 24 horas). Ele afirma que o cultivo da fruta movimenta a economia da cidade e é a principal fonte de renda de centenas de agricultores.

A Emater-DF está presente nas propriedades com orientação técnica em todas as etapas da produção, desde a escolha das sementes e espécies que serão priorizadas até o suporte na aplicação de tecnologias para extinguir pragas. “Temos espécies que são melhores para consumo in natura, outras são mais indicadas para doces e geleias. Nós conversamos com os produtores para analisar o mercado que eles querem alcançar, escolhemos a variedade e, a partir disso, vamos trabalhar juntos na análise do solo, na adubação, no manejo das pragas, no cuidado em geral”, afirma Vieira.

Programação

Diversas apresentações musicais vão agitar as noites da Festa do Morango. Estão confirmados nomes como Leonardo, Dilsinho, Trio Parada Dura, César Menotti & Fabiano, Grelo e Gino & Geno. Os horários de cada atração serão divulgados no Instagram.

Além da experiência Colha & Pague e dos estandes de produtos agrícolas, o evento terá um espaço para exposição de artesanatos produzidos por produtores rurais de Brazlândia e Ceilândia, e uma área dedicada à exposição e venda de flores e plantas ornamentais. Haverá ainda um parque de diversões para a criançada e um passeio ciclístico, agendado para 7 de setembro, às 9h, com concentração na entrada da cidade.

Serviço

28ª Festa do Morango de Brazlândia
Data: 6 a 8 de setembro (sexta a domingo) e 12 a 15 de setembro (quinta a domingo)
Horário: 18h à 1h (sextas-feiras) e das 10h às 15h (demais dias)
Local: Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag)
Endereço: BR-080, km 13 – Brazlândia
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Fonte: Agência Brasília

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias