15.1 C
Distrito Federal
quarta-feira, junho 4, 2025

Federação das Associações do Paranoá, Itapoã e DF fortalece apoio jurídico às entidades locais

A Federação das Associações, Promotoras e Instituições do Distrito Federal (FAPI-DF) reforçou sua estrutura com a nomeação de um novo diretor jurídico. A posse ocorreu na segunda-feira (26), durante reunião realizada no Paranoá, com a presença de lideranças de dezenas de associações que representam as regiões Leste e Norte do Distrito Federal e Entorno.

A FAPI-DF representa cerca de 100 entidades, incluindo organizações comunitárias, cooperativas, instituições sociais, comerciais, religiosas e culturais. Sua atuação se estende por localidades como Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico, Sobradinho I e II, Fercal, Planaltina-DF, Formosa-GO e Planaltina de Goiás. As áreas atendidas abrangem temas essenciais como saúde, educação, segurança, turismo, agronegócio e esporte.

Durante a solenidade de posse, o novo diretor jurídico destacou o compromisso com o fortalecimento institucional das associações e a importância de garantir que estejam regularizadas, capacitadas e com acesso facilitado às políticas públicas. “A FAPI-DF é um espaço de articulação social que precisa de respaldo técnico para avançar. Vamos trabalhar para assegurar que essas entidades estejam juridicamente preparadas para cumprir sua missão junto às comunidades que representam.”

Um dos temas centrais da reunião foi a regularização fundiária, especialmente nas regiões do Paranoá e do Itapoã. A diretoria jurídica atuará diretamente nesse processo, acompanhando os desdobramentos da Reurb-S (Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social), que deve ser aplicada sem custos aos moradores. A expectativa é de que a medida traga dignidade às famílias e segurança jurídica a pequenos empreendedores, viabilizando crédito, investimentos e a instalação de novos equipamentos públicos.

Para o presidente da FAPI-DF, Pastor Henrique, a chegada do novo diretor jurídico representa um avanço estratégico. “A regularização fundiária é uma das nossas principais bandeiras. Ela exige sensibilidade social, mas também conhecimento técnico. A Federação ganha muito com essa nomeação, porque passa a contar com um profissional preparado para lidar com a complexidade jurídica que esse desafio exige.”

A nomeação também foi comemorada por lideranças da região, como Maurício José da Costa, presidente da Associação dos Corretores, Consultores e Empresários de Formosa. Segundo ele, a chegada do novo diretor é uma resposta concreta às necessidades de muitas associações que enfrentam obstáculos por falta de regularização. “A FAPI existe para conectar as lideranças às políticas públicas. E agora temos um aliado com experiência, sensibilidade e disposição para fazer a diferença.”

A nova composição da diretoria jurídica da FAPI-DF consolida o compromisso da Federação com a legalidade, o fortalecimento do associativismo e a construção de uma região mais organizada, desenvolvida e justa para todos.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias