Resultado fornece avaliação mais abrangente da função renal de pacientes
Todos os pacientes que realizam exame de creatinina na rede pública de saúde do Distrito Federal recebem junto a estimativa da taxa de filtração glomerular (eTFG) desde o início do mês de julho. O novo laudo é uma forma de estimar a capacidade dos rins de filtrar o sangue.
O exame de creatinina com o resultado da eTFG corresponde a critérios para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças renais crônicas, diabetes, hipertensão e outras condições relacionadas à saúde renal estabelecidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). A medida também beneficia diretamente os pacientes que devem apresentá-lo para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo.
Além disso, a referência técnica distrital (RTD) em patologia clínica, Samuel Dias, afirma que esse parâmetro fornece uma avaliação mais abrangente da função renal dos pacientes e garante uma maior precisão na intervenção clínica. “É possível avaliar o estágio da doença renal crônica. Com isso, os profissionais conseguem estabelecer um plano mais adequado ao controle da doença”, explica.
A iniciativa foi desenvolvida e implementada pela Gerência de Serviços e Apoio Diagnóstico (GEDIAG) em parceria com a Gerência de Dados (GDAD). O cálculo implementado para o fornecimento da eTFG está baseado na orientação mais recente da Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO), organização global que desenvolve e implementa diretrizes de prática clínica baseadas em evidências em doenças renais.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)