A distorção de imagem é um fenômeno que pode acometer literalmente qualquer pessoa – incluindo famosas que, geralmente, estão dentro do tal padrão de beleza. Na prática, essa condição faz com que a pessoa foque principalmente no que considera seus defeitos, chegando à beira de não se reconhecer como realmente é.
No mundo das celebridades, algumas figuras públicas já falaram abertamente sobre como se relacionam com a autoimagem, principalmente com o peso em que as redes sociais têm na vida dessas pessoas. Além disso, a pressão estética e o movimento massivo dos haters também contribui para esse fenômeno.
Bruna Marquezine é um nome conhecido que já falou abertamente sobre sua saúde física e mental quando se trata do seu corpo. Em 2018, a atriz falou sobre o distúrbio de imagem após receber críticas por uma suposta magreza excessiva. “Eu já sofri e muito com distúrbio de imagem. Porque na época as pessoas não comentavam que eu estava magra demais, mas que estava um pouco gordinha, bochechuda, quadril largo e por aí vai. E eu acreditei”, revelou.
Bruna Marquezine não é a única
No relato, a artista conta que começou a detestar o próprio corpo, entrando em uma busca pelo emagrecimento. “Tomava laxante todos os dias por mais de três meses”, contou. “Junto com tudo isso, tive depressão, não só por isso, mas principalmente por esses motivos, muitas questões de auto-estima por não me aceitar, não me achar bonita suficiente consequentemente não me achava boa para nada”.
Além de Marquezine, outros nomes como Alice Wegmann e Débora Nascimento também já falaram sobre o fenômeno envolvendo a própria imagem. O caso mais recente foi o da cantora Sandy, que afirmou não conseguir ficar sem maquiagem. A famosa, porém, não citou o distúrbio de imagem, mas foi sincera sobre sua autoestima.
“Vejo vocês postando foto sem filtro, não consigo fazer isso. Não me sinto à vontade que as pessoas me vejam nua e crua. Não faço. Eu não ando sem maquiagem. Eu não me acho bonita, não me sinto confortável. Acho que essa coisa toda da internet, dos filtros, do padrão de beleza e dessa coisa de se cobrar, a gente só vê os outros”, declarou.