Dois especialistas de Fórmula 1 não sabem ao certo se Alex Albon é realmente um candidato digno a uma das vagas principais do grid.
O piloto da Williams está sendo ligado não só ao lugar de Sergio Perez na Red Bull, mas também é mencionado como um bom candidato para substituir Lewis Hamilton na Mercedes em 2025.
No entanto, Roger Benoit, veterano jornalista da F1, não está totalmente convencido de que Albon se sairia melhor ao lado de Max Verstappen do que em sua primeira passagem pela Red Bull.
“A Williams é uma equipe de um homem só”, destacou ele no jornal Blick, referindo-se ao fato de ser difícil avaliar a performance de Albon ao lado de Logan Sargeant. “Infelizmente, eles começarão 2024 novamente com o piloto mais fraco”.
Christijan Albers, ex-piloto de F1, concorda, dizendo ao De Telegraaf: “Você tem de olhar a performance pura, e quando faço isso, ele (Albon) sempre tem um piloto ao seu lado que o deixa em uma situação confortável”.
“Ele não tem pressão. Creio que ele está indo bem na Williams, mas se voltar para a Red Bull, ele realmente será massacrado. E se for para a Mercedes, não vai funcionar”.
“Eu não enxergo essa agressividade nele. Veja Monza (2022). Nyck de Vries chega e imediatamente marca um ponto. Graças a isso, ele consegue uma vaga para o ano seguinte e fracassa completamente”.
“Albon pode simplesmente pilotar bem na Williams. Se você colocá-lo ao lado de alguém como Max, ele automaticamente terá um desempenho pior porque há aquela pressão inconsciente. Então, ele se sente menos confortável e começa a cometer erros”.
Albers acha que um companheiro de equipe melhor para Verstappen seria Liam Lawson.
“Eu o vejo como um lutador de rua como (Oscar) Piastri. Quanto à Mercedes, eles também podem correr riscos, pois já têm um bom piloto, George Russell. Um (Kimi) Antonelli? Por que não?”