Primeiro livro infantil que aborda tratamento com lentes de ortoceratologia, será lançado no dia 21 de setembro no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC
Trazendo como tema central a importância do controle da progressão da miopia em crianças, “As Lentes Mágicas”, primeiro livro infantil da escritora e Oftalmologista Carolina Daltro, será lançado oficialmente em 21 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC, em Salvador, pela Editora Pé de Pitanga, da também escritora baiana Eliana Oubiña.
O livro que traz de forma inédita uma abordagem para o público infantil sobre o tratamento com lentes de ortoceratologia, conta ainda com ilustrações da jovem artista Marcele Rebeca, e será apresentado pela autora, neste início de setembro, em Brasília, durante o 68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), considerado o maior da América Latina, que acontece entre os dias 04 e 07.
“Cada vez mais presente em nossas crianças, a miopia infantil é hoje um grave problema de saúde ocular, que pode trazer diversas complicações visuais na vida adulta. Nesse momento sinto-me realizada em poder expandir o universo do meu dia a dia, no consultório de oftalmologia, com o mundo. O livro é um convite a todas as pessoas que, de alguma forma, se relacionam com o público infantil. É um convite para que tenhamos olhos sempre atentos”, conta a escritora Dra Carolina Daltro, Médica Oftalmologista.
Orto o que?
Assim como a personagem do livro “As Lentes Mágicas”, a menina Mariana, goleira titular do time de futebol da escola, qualquer pessoa que entre em contato pela primeira vez com a palavra ortoceratologia, precisa de um tempo para assimilá-la. A técnica onde são usadas lentes de contato especiais que corrigem a miopia e o astigmatismo durante o sono, possibilitando aos pacientes enxergar um pouco melhor a cada nova manhã, já foi um procedimento muito utilizado.
A ortoceratologia foi descrita pela primeira vez em 1962, no segundo congresso mundial de lentes de contato, e, com o passar dos anos, acabou caindo em desuso pelos oftalmologistas. “A gente não tinha naquela época materiais para trazer resultados tão precisos. Ainda não sabíamos calcular exatamente o resultado esperado dos pacientes, não conseguíamos corrigir graus altos, e então, com o tempo, com a evolução dos aparelhos e dos exames, o avanço do material e a permeabilidade do oxigênio a essa lente, hoje fazemos o que é conhecido como ortoceratologia moderna”, conta a Dra Carolina Daltro.
“Diariamente oriento pais atentos às opções que atualmente dispomos para controlar a progressão dessa doença tão comum (miopia). Converso com o brilho no olhar de quem convive com a inquietação e limitações de uma vida míope, desde a minha adolescência. Era preciso ir além”, conta a autora do livro “As Lentes Mágicas”.
Sobre a autora:
Carolina Daltro nasceu em Salvador, Bahia, onde mora com seu esposo Eduardo Augusto e seus dois filhos, Maria Eduarda e Luiz Fernando. Mãe de Lika Pretinha, uma border collie de 3 anos, adora aprender coisas novas, ler e está sempre de mala pronta para viajar com a família. Ama seu trabalho e foi nas histórias dos seus pacientes que nasceu a inspiração para escrever esta obra. Formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, atua como Oftalmologista, atendendo adultos e crianças, há mais de 15 anos. Fez residência médica de Oftalmologia no Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção à Cegueira – (IBOPC). Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia – (CBO). Sócia Benfeitora da SOBLEC – Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC). Membro ativo da SOFBA – Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOFBA). Médica Membro do Comitê de Controle da Miopia do Grupo Opty – Regional Bahia.