25.6 C
Distrito Federal
domingo, novembro 24, 2024

Escritora Oftalmologista Carolina Daltro lança livro com tema inédito sobre o controle da progressão da miopia em criança

Primeiro livro infantil que aborda tratamento com lentes de ortoceratologia, será lançado no dia 21 de setembro no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC

Trazendo como tema central a importância do controle da progressão da miopia em crianças, “As Lentes Mágicas”, primeiro livro infantil da escritora e Oftalmologista Carolina Daltro, será lançado oficialmente em 21 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC, em Salvador, pela Editora Pé de Pitanga, da também escritora baiana Eliana Oubiña.

O livro que traz de forma inédita uma abordagem para o público infantil sobre o tratamento com lentes de ortoceratologia, conta ainda com ilustrações da jovem artista Marcele Rebeca, e será apresentado pela autora, neste início de setembro, em Brasília, durante o 68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), considerado o maior da América Latina, que acontece entre os dias 04 e 07.

“Cada vez mais presente em nossas crianças, a miopia infantil é hoje um grave problema de saúde ocular, que pode trazer diversas complicações visuais na vida adulta. Nesse momento sinto-me realizada em poder expandir o universo do meu dia a dia, no consultório de oftalmologia, com o mundo. O livro é um convite a todas as pessoas que, de alguma forma, se relacionam com o público infantil. É um convite para que tenhamos olhos sempre atentos”, conta a escritora Dra Carolina Daltro, Médica Oftalmologista.

Orto o que?

Assim como a personagem do livro “As Lentes Mágicas”, a menina Mariana, goleira titular do time de futebol da escola, qualquer pessoa que entre em contato pela primeira vez com a palavra ortoceratologia, precisa de um tempo para assimilá-la. A técnica onde são usadas lentes de contato especiais que corrigem a miopia e o astigmatismo durante o sono, possibilitando aos pacientes enxergar um pouco melhor a cada nova manhã, já foi um procedimento muito utilizado.

A ortoceratologia foi descrita pela primeira vez em 1962, no segundo congresso mundial de lentes de contato, e, com o passar dos anos, acabou caindo em desuso pelos oftalmologistas. “A gente não tinha naquela época materiais para trazer resultados tão precisos. Ainda não sabíamos calcular exatamente o resultado esperado dos pacientes, não conseguíamos corrigir graus altos, e então, com o tempo, com a evolução dos aparelhos e dos exames, o avanço do material e a permeabilidade do oxigênio a essa lente, hoje fazemos o que é conhecido como ortoceratologia moderna”, conta a Dra Carolina Daltro.

“Diariamente oriento pais atentos às opções que atualmente dispomos para controlar a progressão dessa doença tão comum (miopia). Converso com o brilho no olhar de quem convive com a inquietação e limitações de uma vida míope, desde a minha adolescência. Era preciso ir além”, conta a autora do livro “As Lentes Mágicas”.

Sobre a autora:

Carolina Daltro nasceu em Salvador, Bahia, onde mora com seu esposo Eduardo Augusto e seus dois filhos, Maria Eduarda e Luiz Fernando. Mãe de Lika Pretinha, uma border collie de 3 anos, adora aprender coisas novas, ler e está sempre de mala pronta para viajar com a família. Ama seu trabalho e foi nas histórias dos seus pacientes que nasceu a inspiração para escrever esta obra. Formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, atua como Oftalmologista, atendendo adultos e crianças, há mais de 15 anos. Fez residência médica de Oftalmologia no Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção à Cegueira – (IBOPC). Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia – (CBO). Sócia Benfeitora da SOBLEC – Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC). Membro ativo da SOFBA – Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOFBA). Médica Membro do Comitê de Controle da Miopia do Grupo Opty – Regional Bahia.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias