O Real Madrid não sabe o que é perder na temporada 2023/24, desde que não enfrente o Atlético de Madrid.
Nesta quinta-feira (18), os merengues caíram para os Colchoneros nas oitavas de final da Copa do Rei, em duelo de seis gols decidido apenas na prorrogação.
A equipe comandada por Carlo Ancelotti não perdia há 21 jogos, ou desde o mês de setembro do ano passado. Na ocasião, o Atleti levou a melhor na sexta rodada do Campeonato Espanhol pelo placar de 3 a 1.
Essa era a melhor sequência invicta do Real desde a temporada 2019/20 e a segunda mais positiva desde 2016/17, quando Zinédine Zidane guiou o time a 27 partidas sem conhecer um revés.
Já no histórico do clássico diante do Atlético de Madrid, os Blancos não sofriam pelo menos dois reveses há praticamente uma década (desde 2014/15). Naquela temporada, o Atleti venceu quatro vezes.
No topo da Europa? Não mais
Até esta quinta-feira, duas equipes detinham os melhores aproveitamentos da temporada entre as cinco principais ligas europeias e o Campeonato Holandês, o sexto principal campeonato de acordo com o coeficiente da UEFA.
O Real Madrid liderava essa estatística com 90,4% de aproveitamento graças à campanha de 23 vitórias, dois empates e duas derrotas.
Com o revés diante do Atlético, o aproveitamento do Real caiu para 83,9% em 29 jogos disputados na temporada 2023/24.
Já o PSV, invicto no Holandês após um turno disputado, soma 24 vitórias, quatro empates e apenas um revés, pela Liga dos Campeões.
Graças ao resultado negativo do Real, o PSV assumiu a dianteira com o melhor aproveitamento entre as seis principais ligas da Europa: 87,3%.