Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, esclareceu se Barcelona permanecerá no calendário em meio à incerteza sobre seu futuro.
A categoria anunciou uma nova corrida na Espanha, que acontecerá nas ruas de Madri a partir de 2026 com o título de “Gran Premio De España”.
Isso levantou questões sobre o futuro da prova no Circuito da Catalunha-Barcelona, onde a F1 vem correndo desde a temporada 1991.
Domenicali diz que não é necessariamente o fim da parceria com Barcelona, considerando a popularidade da F1 no país graças a Fernando Alonso e Carlos Sainz.
“Para evitar dúvidas e para esclarecer aqui, o fato de estarmos em Madri não exclui a possibilidade de ficarmos em Barcelona no futuro”, declarou Domenicali ao site oficial da F1.
A Espanha já teve duas corridas no passado, quando o GP da Europa foi disputado em Jerez em 1994 e 1997 e posteriormente em Valência entre 2008 e 2012.
Domenicali diz que ainda haverá discussões sobre a continuidade de Barcelona, já que os espaços são valiosos no calendário cada vez mais maior.
“Olhando para frente, há discussões para ver se podemos realmente estender nossa colaboração com Barcelona, com quem temos um relacionamento muito bom, para o futuro”, comentou ele.
A popularidade da F1 aumentou na Espanha no ano passado, com uma audiência televisiva total de 77 milhões ao longo da temporada, o que equivale a uma média de 3.5 milhões por corrida – um aumento de 84% em relação ao ano anterior.