19.6 C
Distrito Federal
sexta-feira, novembro 15, 2024

Dia da Mulher da DPDF realiza mais de 20 mil atendimentos em 14 edições

Projeto que oferta diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade concorre ao prêmio Innovare 2024

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 20.426 atendimentos em 14 edições. O projeto, que oferta diversos serviços gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade, concorre ao prêmio Innovare 2024, que identifica, divulga e difunde práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Apenas na 14ª edição, no dia 1° deste mês, foram mais de 3 mil atendimentos.

A iniciativa, ofertada desde maio de 2023 no Nuclão da DPDF, é realizada na primeira segunda-feira de cada mês e, caso seja feriado, no primeiro dia útil subsequente. A cada edição do evento, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público feminino, promovendo uma abordagem mais abrangente para lidar com os diversos desafios que essas mulheres enfrentam, desde questões de saúde e segurança até acesso à Justiça e oportunidades econômicas.

A coordenadora do evento, Emmanuela Saboya, destaca que o número expressivo de atendimentos reflete o impacto significativo que a DPDF tem na vida dessas mulheres e na promoção da justiça social. “Um dos principais desafios enfrentados por mulheres vulneráveis é o acesso à Justiça. Com essa iniciativa, a DPDF proporciona a essas mulheres a oportunidade de conhecer seus direitos, obter orientação jurídica e resolver questões legais que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis”, explica.

Antônia Pereira participou da 14ª edição do Dia da Mulher em busca de mamografia. Moradora de São Sebastião, ela conta que o exame solicitado pela ginecologista está fora do seu orçamento. “Graças a essa iniciativa, pude realizar a mamografia e fazer o acompanhamento periódico anual com a minha médica. Na próxima edição também venho em busca de novos serviços”, agradeceu.

Antônia Almeida esteve na 13ª edição do evento em busca dos serviços jurídicos ofertados pela DPDF. “Descobri que meu ex-marido havia parado de pagar a pensão alimentícia dos nossos filhos. Como estou desempregada, não tenho condições de pagar um advogado para lutar pelos direitos deles. Graças à Defensoria, vou garantir a pensão alimentícia e agora posso oferecer uma vida melhor para meus filhos” desabafou.

*Com informações da DPDF

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias