Max Verstappen tem uma cláusula de saída em seu contrato altamente lucrativo com a Red Bull ligada a Helmut Marko, segundo o racingnews365.com.
Apesar de um contrato até o final de 2028, o futuro de Verstappen com a equipe foi recentemente colocado em foco devido ao furor envolvendo o chefe Christian Horner.
Horner está sendo forçado a lutar por sua carreira em uma equipe que remonta à sua criação em 2005, desde quando ele desempenhou um papel crucial ajudando a Red Bull a conquistar sete títulos de pilotos e seis campeonatos de construtores.
Nas últimas semanas, Horner tem sido investigado por “comportamento impróprio” com uma funcionária da Red Bull. Ele acabou sendo inocentado após o que foi descrito em uma declaração da Red Bull GmbH como uma análise “justa, rigorosa e imparcial” das evidências.
Entretanto, 24 horas depois, um e-mail de uma fonte anônima contendo arquivos de supostas conversas no Whatsapp entre Horner e a mulher em questão foi distribuído a figuras de destaque dentro da FIA, da Fórmula 1, da Liberty Media e de muitos membros da mídia.
Horner resistiu à tempestade que se seguiu, insistindo que tem um apoio considerável, inclusive de sua família e da esposa Geri, que optou por comparecer ao GP do Bahrain no sábado. O casal entrou no paddock de mãos dadas e posteriormente foi fotografado se beijando.
Contudo, o pai de Verstappen, Jos, fez comentários incendiários – supostamente antes da corrida – alegando que a situação dentro da Red Bull estava tensa e iria “explodir” se Horner permanecesse no comando.
A inferência de Verstappen foi um cenário “ele ou nós” no qual seu filho tricampeão mundial sairia se Horner continuasse no comando.
Combustível foi adicionado ao fogo quando Jos foi visto conversando com Toto Wolff, chefe da Mercedes, embora também se saiba que eles jantaram juntos uma noite durante o fim de semana do GP do Bahrain enquanto estavam hospedados no mesmo hotel.
Sabe-se que Verstappen tem uma cláusula de saída relacionada à performance em seu contrato atual. No entanto, naturalmente ela não tem chance de ser ativada devido ao seu excelente início de temporada com a vitória dominante no Bahrain.
Porém, o racingnews365.com confirmou que Verstappen também poderia sair se Marko deixasse a equipe.
Os dois são aliados há muito tempo, com Verstappen apoiando Marko no ano passado quando aparentemente houve movimentos nos bastidores para demitir o austríaco após o término de um contrato que acabou sendo renovado.
Embora a saída de Verstappen esteja longe de ser esperada, a cláusula pelo menos oferece uma opção.
Por enquanto, a situação entre Jos Verstappen e Horner, que foram vistos em uma discussão acalorada dentro do paddock da Red Bull em determinado momento do fim de semana do Bahrain, foi temporariamente diluída.
Isso ocorreu depois de uma reunião em Dubai na segunda-feira entre Horner e o empresário de Verstappen, Raymond Vermeulen, que foi realizada para esclarecer as coisas e aliviar as tensões.