Saber quando alguém está mentindo é útil em muitas situações, mas nem sempre é fácil entender como identificar um mentiroso. Afinal, quem mente costuma ter diversas artimanhas que passam despercebidas.
Pensando nisso, uma pesquisa da Universidade de Rochester organizou uma análise das expressões faciais que uma pessoa faz quando está mentindo e teve descobertas surpreendentes!
Veja também
Agora ficou mais fácil saber quando alguém está mentindo – Imagem: Drobotdean/Freepil
Os pesquisadores registraram 1,3 milhão de frames de vídeos que mostravam expressões faciais de voluntários enquanto eles mentiam ou falavam a verdade sobre suas lembranças de fotos visualizadas anteriormente.
Em seguida, eles levaram os arquivos para um software de análise de características faciais, e os cientistas identificaram determinados padrões que indicavam quando alguém estava mentindo.
Através da pesquisa, os pesquisadores notaram que o chamado ‘sorriso de Duchenne’ está mais fortemente associado à mentira, o qual é caracterizado pela contração dos músculos ao redor dos olhos, bochechas e boca.
É possível identificar um mentiroso por mensagens de por texto?
Em outra pesquisa, cientistas da Universidade de Cornell descobriram padrões que podem revelar uma mentira por meio de conversas por mensagens textuais.
Ao avaliar 1,7 mil conversas por texto, os pesquisadores identificaram 351 delas que continham mentiras.
Nesse cenário, perceberam que as pessoas que escrevem textos muito longos e/ou utilizam muitos pronomes pessoais são mais propensas a mentir.
Estudos revelam outra forma de identificar um mentiroso
De acordo com um estudo conduzido pela mesma universidade, perturbar a concentração de um mentiroso pode evidenciar suas mentiras.
Durante a pesquisa, dois terços dos participantes foram encarregados de fazer uma tarefa secundária enquanto tentavam persuadir os pesquisadores sobre um assunto contestável.
Com isso, aqueles que foram direcionados a realizar a tarefa secundária revelaram-se mais propensos a serem mentirosos.
Sendo assim, percebe-se que a detecção de mentiras pode ser realizada por meio de padrões de textos, da análise de expressões faciais e da interrupção da concentração do mentiroso.