Nesta quarta-feira, 3, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja de chuvas intensas pelo Brasil. As áreas afetadas seguem sob alerta até a próxima quinta-feira, 4, às 10h.
O Inmet disse que as chuvas devem atingir entre 30 e 60 mm/h e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia também prevê “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.
Confira quais regiões estão sob alerta laranja de chuvas:
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Nordeste e sudoeste do Paraná;
- Centro-sul, centro-norte, Vale do São Francisco e oeste da Bahia;
- Tocantins;
- Piauí;
- Mato Grosso;
- Vale do Acre;
- Maranhão;
- Região do São Francisco e sertão de Pernambuco;
- Centro-norte de Mato Grosso do Sul;
- Leste de Rondônia;
- Região Metropolitana de Belém e sudeste do Pará;
- Sul do Amazonas;
- Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto em São Paulo.
O Inmet deixou instruções de proteção no alerta laranja de chuvas. Em caso de rajadas de vento, o Inmet disse para não se abrigar debaixo de árvores, “pois há risco de queda e descargas elétricas”.
O órgão também orientou os motoristas a não estacionarem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, disse ainda.
No fim de dezembro, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para o mês de janeiro indicava tendência de chuva abaixo da média em grande parte da região Norte, em áreas do Sul, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, áreas do Pará e do Paraná, o Inmet previu um total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média em todo o mês de janeiro.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste