O fim de semana começa com muita chuva pelo país. Brasília e capitais de 25 Estados vão registrar precipitação neste sábado, 27. Apenas Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, não deve receber chuva durante o dia.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para o fim de semana e mantém seis alertas de perigo por causa das condições climáticas.
Na manhã deste sábado, apenas sete capitais não registram chuva: Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Teresina e Boa Vista. As demais capitais tem previsão de instabilidades para o período da manhã:
- Florianópolis;
- São Paulo;
- Fortaleza;
- Rio de Janeiro;
- Vitória;
- Belo Horizonte;
- Salvador;
- Aracaju;
- Maceió;
- Recife;
- João Pessoa;
- Natal;
- São Luís;
- Belém;
- Macapá;
- Manaus;
- Porto Velho;
- Palmas;
- Brasília; e
- Rio Branco.
Chuva será mais intensa à tarde
O período vespertino deve ser o mais chuvoso em todo o país, quando apenas Campo Grande e a capital fluminense não deverão ter registro de chuvas. As demais 25 capitais, incluindo Brasília, deverão receber chuva.
Na tarde, o destaque vai para Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo, que terão chuvas contínuas até o anoitecer.
Durante a noite, o clima deve ser ameno em quase metade das capitais brasileiras. Segundo a previsão do tempo do Inmet, não irá chover em:
- Boa Vista;
- Manaus;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Rio de Janeiro;
- Maceió;
- Recife;
- João Pessoa;
- Natal;
- Fortaleza;
- Teresina; e
- São Luís.
Nas demais cidades, não há previsão de fortes chuvas, exceto por Rio Branco, Belo Horizonte, Salvador, Palmas, Porto Velho e Rio Branco. Nessas localidades, serão registradas pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
Alerta laranja e amarelo
O Inmet tem seis alertas válidos por condições climáticas que atingem boa parte do Brasil. Os avisos são para o Distrito Federal e partes de 25 Estados.
São três alertas na cor amarela por chuvas intensas, que atingem partes dos Estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Aracaju, Bahia, Alagoas, Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso representa “perigo potencial”, de acordo com o Inmet.
+ Leia mais notícias da previsão do tempo em Oeste
Essas regiões devem registrar chuvas de 50 mm por dia e ventos intensos de até 60 km/h. Outro alerta amarelo, dessa vez acumulado de chuva, atinge os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Além disso, há um alerta laranja por chuvas intensas de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h. O aviso atinge 10 Estados: Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Minas Gerais e Bahia. O aviso representa “perigo”, segundo o Inmet.
Há um último alerta de acumulado de chuva que atinge o litoral do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Essas regiões devem registrar até 100 mm de precipitação.
Leia mais: “Chuva abre cratera em São Sebastião (SP)”