Enquanto no Centro-Sul predomina a covid-19, nas Regiões Sudeste e Sul, além da covid-19, há também um aumento de influenza, indicando coexistência de doenças. Já no Norte e Nordeste, o influenza também apresenta um crescimento significativo, principalmente entre a população adulta. Os dados foram levantados com base no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).
Com relação ao VSR, a pesquisa apontou o ressurgimento em todas as Regiões, com a possibilidade de associação ao retorno às aulas. Esse vírus é conhecido por ser o principal responsável pela bronquiolite em bebês, doença respiratória comum e altamente contagiosa, caracterizada por sintomas como tosse persistente e dificuldade respiratória. “Nesse caso, crianças com até 2 anos são as principais infectadas, mas também é importante destacar o risco de para idosos”, afirmou Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
BALANÇO
Gomes também ressaltou que a incidência de SRAG por covid-19 afeta mais fortemente as crianças de até 2 anos e a população com 65 anos ou mais. “Por outro lado, a mortalidade decorrente da doença tem sido especialmente elevada entre os idosos, com predominância da infecção pelo coronavírus”, afirmou.
A Fiocruz ressalta que a vacinação é o principal meio de enfrentamento. Além disso, a instituição destacou a eficácia do uso de máscaras do tipo N95 e PFF2, que reduzem o risco de contrair vírus respiratórios.
Estadão Conteúdo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE