21.6 C
Distrito Federal
sábado, novembro 23, 2024

Carnaval do DF registra redução de 23% nas ocorrências policiais – Notícias

O número de ocorrências policiais no Carnaval deste ano no Distrito Federal teve uma redução de 23% em relação ao ano passado. De sexta-feira (9) a terça-feira (13), foram 364 ocorrências, sendo 67% delas (244) de furtos de celulares. Nas festividades de 2023, foram 473 casos ao todo. As notificações envolvem furto de veículos, roubo a pessoas, furto de celulares, estelionato e furto com fraude.

O DF registrou uma tentativa de homicídio na madrugada de segunda-feira, após o fim de um evento próximo a uma distribuidora de bebidas na Estrutural. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital de Base. No balanço das ocorrências, a Secretaria de Segurança Pública avaliou o quadro como “positivo”.

A pasta destacou que as medidas começaram a ser adotadas ainda no ano passado, com diversos planos de ação para os cinco dias de festividade. Segundo a secretaria, o Carnaval deste ano teve apenas uma ocorrência de importunação sexual, não havendo nenhum outro crime contra a mulher.

Para a vice-governadora, Celina Leão, os números mostram que o Carnaval 2024 “foi um sucesso”. “A população curtiu a folia com respeito e segurança, e não tivemos maiores intercorrências. Com campanhas efetivas e os batalhões nas ruas, garantimos a proteção ao público em todos os dias de festas. Também tivemos uma rápida resposta para as chuvas e mantivemos ativo nosso trabalho de combate à dengue”, disse.

Fiscalização

A operação de Carnaval teve ações da Polícia Militar, Detran, Bombeiros e DF Legal. A PM atuou com viaturas e patrulha a pé, apreendendo dez armas brancas nas linhas de revistas dos blocos de Carnaval.

Os agentes apoiaram a fiscalização de trânsito com autuação de 375 motoristas por alcoolemia e 707 por uso de celular ao volante,. Também houve quatro apreensões de drogas.

O Detran realizou 1,5 mil abordagens, com 1,2 teste de etilômetro, 95 autuações por alcoolemia e 22 flagrantes de motoristas sem habilitação. Nos cinco dias, a autarquia removeu 83 veículos e notificou 24 motociclistas por alteração no escapamento.

Os bombeiros realizaram 95 atendimentos, sendo 42 deles por alcoolemia. Os demais atendimentos ao público foram por crises de ansiedade, cortes, escoriações, mal súbito, entorse e animal em situação de risco.

A secretaria DF Legal realizou 630 abordagens a ambulantes, fiscalizou 62 eventos de Carnaval e outros 60 estabelecimentos que realizaram atividades carnavalescas. A pasta apreendeu 1.051 garrafas de bebidas alcoólicas vendidas irregularmente por 25 ambulantes.

Fonte: R7 – Brasília

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias