É difícil não se apaixonar por Echo, um adorável pastor australiano que não só traz alegria aos dias de Jaime Simpson, como também desempenha um papel crucial em sua saúde e segurança durante crises de epilepsia.
Para Jaime, moradora dos Estados Unidos, Echo não é apenas um companheiro fofo – ele é um verdadeiro herói de quatro patas.
Treinado para detectar sinais sutis de uma emergência médica iminente, ele é um cão de serviço que está sempre atento e pronto para agir quando sua dona mais precisa.
Às vezes, as coisas não saem como o esperado e, nesses momentos, Echo fornece todo o apoio que a tutora precisa.
Recentemente, durante uma convulsão inesperada em casa, Echo imediatamente levou a medicação preventiva até Jaime.
Porém, já era tarde, então ele permaneceu ao lado da tutora, oferecendo conforto e apoio durante todo o episódio.
“Ele é a razão da minha segurança e independência quando estou sozinha ou em público”, compartilhou Jaime. “Minha convulsão ficou um pouco mais agressiva, mas ele ficou mesmo assim, e estou orgulhosa dele.”
Graças a Echo, Jaime tem a liberdade que ela não teria de outra forma.
A habilidade de prever convulsões não só traz paz de espírito para a família de Jaime, mas também permite que ela viva uma vida mais plena e feliz.
“Além do fato de que o amo como companheiro, ganhei tanta independência por tê-lo”, disse Jaime em uma entrevista ao The Dodo.
“Ele também é meu melhor amigo. Realmente não sei o que faria sem ele. Minha vida seria tão diferente.”
Jaime compartilhou um breve vídeo desse episódio em seu TikTok e deixou os internautas admirados com a esperteza de Echo.
A publicação chegou a 26,9 milhões de visualizações, 2,8 milhões de curtidas e 27 mil comentários.
“Como pessoa com histórico de epilepsia, essa devoção e serviço absolutos desta linda criatura me fizeram chorar. Os animais de serviço são literalmente salva-vidas”, comentou um internauta.
“Ele é o menino mais bonzinho. Os cães de serviço são incríveis!”, comentou outro.
Devido aos riscos físicos causados por episódios como este, a capacidade do Echo de detectá-los e responder quando necessário o torna nada menos que um salva-vidas.
“Quando assisti ao vídeo depois da minha convulsão, pensei: ‘Que bom garoto'”, disse Jaime. “Estou triste porque ele estava chateado. Eu estava tendo uma convulsão, mas orgulhoso dele por fazer tudo para o qual ele foi treinado.”
Outro detalhe que chamou bastante atenção dos internautas foi o lugar que Echo escolhe para relaxar:
“O vídeo é lindo, mas, peraí, ele tava em cima da geladeira?”
“Como pode um ser desse ser tão perfeito. Mas só por curiosidade: por que ele estava em cima da geladeira?! Rsrs”
Recentemente, Jaime publicou um vídeo contando que ela foi até a garagem por um segundo e quando voltou, Echo havia desaparecido!
Ela já estava desesperada quando encontrou algumas ‘pistas’ que a levaram até a geladeira.
Desde então, Echo decidiu que aquele seria o seu lugar favorito de descanso.
Talvez você se pergunte: “mas por que ele não deita no sofá?”. O motivo é bem interessante. Echo não pode subir no sofá! Mas calma, existe uma ótima explicação para isso.
“Praticamos desobediência inteligente para tarefas. Quando ele sobe no sofá, sei que ele precisa estar lá para minha segurança”, conta Jaime em uma publicação.
“Em outras palavras, ele quebra as regras quando minha segurança está em risco. Se eu não tivesse essa regra, seria mais difícil para ele comunicar que eu preciso porque ele sentiu o cheiro de uma urgência/emergência médica”.
Porém, há duas semanas, parece que Echo desobedeceu a regra. Quando foi pego no flagra, ele simplesmente congelou, hahaha. Veja:
Mesmo sendo um cão de serviço responsável, Echo não deixa de ser um cachorro brincalhão.
“Ele é um cachorro bobo que adora pessoas e adora surpreender você de todas as maneiras certas”, disse Jaime.