A Câmara Legislativa do DF vai destinar verbas para melhorar a drenagem de águas pluvias das vias próximas ao campus da UnB (Universidade de Brasília) através da Novacap, além de adquirir novos equipamentos para o Departamento de Física, que foi danificado por fortes chuvas no dia 9. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (19) durante reunião de líderes partidários que contou com a presença da reitora Márcia Abrahão.
Os deputados distritais se comprometeram a tentar alcançar R$ 3 milhões através de emendas para a compra de novos equipamentos, que é o valor estimado do prejuízo causado pelas chuvas. Veja vídeo dos estragos causados abaixo. Segundo Gabriel Magno (PT), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, esse assunto deve ser alinhado com os distritais ao longo da semana.
Segundo o deputado, a CLDF não pode destinar verbas direto para a universidade por ser uma instituição federal, que recebe orçamentos da União. Dessa forma, a alternativa encontrada deve ser a destinação de recursos para a FAP (Fundação de Apoio a Pesquisa), que encaminharia a verba para o IF (Instituto de Física).
Para a reitora, o apoio da CLDF é “fundamental” para o projeto de drenagem. Ela explica que a água da chuva “desce” da Asa Norte e chega até a universidade, e que esses recursos “vão resolver o problema da enchente”.
“A nossa parte de impermeabilização, de melhoria das edificações nós temos feito mesmo com as reduções orçamentárias que temos vivenciado”, pontua.
Outra medida discutida foi a possibilidade de realocação do IF para outro prédio. Magno afirma que a CLDF vai tentar articular, junto à bancada federal, a construção de um novo prédio para que o departamento de física saia do subsolo.
Segundo a Agência CLDF, o presidente da Câmara Wellington Luiz (MDB) disse que vai entrar em contato com a Novacap para definir a melhor forma de destinação dos recursos para as obras de drenagem na Asa Norte, além de acionar os deputados federais para pedir apoio à UnB.
Além de Wellington e Magno, também participaram da reunião os deputados Thiago Manzoni (PL), Max Maciel (Psol), Iolando (MDB), João Cardoso (Avante) e Paula Belmonte (Cidadania), além de professores da UnB.