Agenda reúne contação de histórias, inclusão digital, danças, palestras e oficinas diversas
A CAIXA Cultural Salvador traz, no mês de agosto, atividades diversas na agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. A programação apresenta oficinas, danças, inclusão digital, palestras e contação de histórias. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural.
Às sextas-feiras, nos dias 09, 16 e 23 de agosto, das 10h30 às 12h e das 15h30 às 17h, acontece a oficina Inclusão Digital para Idosos que vai explorar ferramentas e funções disponíveis nos celulares e internet, além de promover a interação social desse grupo. Serão oferecidas 20 vagas por turma para interessados com mais de 60 anos.
Em continuidade à inclusão digital para idosos, na sexta-feira (30), das 10h30 às 12h e das 15h30 às 17h ocorre a jornada pedagógica para a aplicação das ferramentas digitais aprendidas durante as aulas. Durante visita às galerias Arco e Mirante, os participantes serão capazes de usar leitores de QRcode, documentar por meio de fotos e vídeos sua experiência e publicar em redes sociais. Em exposição estarão as obras “Amor Enraizado”, do fotógrafo Dodô Villar, e “Portinari: Entre Traços e Palavras”, de Portinari.
Nos dias 10 e 11/08, das 10h às 11h, dentro das comemorações de aniversário da CAIXA Cultural, a contação de história será com a obra “O museu que Caio inventou” da autora Simone Bibian. Quem nunca colecionou alguma coisa? Caio era um menino como tantos outros, que caminhava prestando atenção nas borboletas, nuvens… Até tropeçar em uma pedra! Afinal, sempre há pedras no caminho. Mas aquela, além de um joelho esfolado, lhe deu um olhar especial! Ele percebeu que sempre há pedras à nossa volta, mas elas podem ser cheias de graça e até colecionadas.
Já nos dias 17, 18, 24, 25 e 31/08, das 10h às 11h, a história contada é a de Malala, da autora Jeanette Winter. Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2014, a inspiradora menina luta pelo direito à educação. Classificação a partir de 7 anos.
No sábado (10/08), das 15h às 17h, Yalle Tárique, escritor infantil, mediará o workshop Escrita de criança para criança. Além de compartilhar a sua experiência, Yalle ministrará uma oficina sobre técnicas básicas de escrita, desenvolvimento narrativo e de personagens. Serão oferecidas 70 vagas para crianças de 5 anos a 11 anos.
Outro momento divertido para os pequenos é a oficina Ateliê do Lettering, no domingo (11), das 14h às 15h30. A proposta do lettering não é apenas escrever letras, mas desenhá-las. Cada traço, curva e linha são elaborados para transmitir uma mensagem de maneira visualmente impactante, estimulando a criatividade, coordenação motora e permitindo que os estudantes explorem diferentes estilos, cores e formas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de habilidades artísticas e estéticas. Serão oferecidas 20 vagas com classificação a partir de 7 anos.
Já nos dias 13, 14, 15 e 16 (de terça a sexta-feira), das 20h às 22h, a oficina online Planejamento de Carreira, com Felipe de Assis, aborda o trabalho de produção e difusão, compartilha ferramentas e estratégias de organização, comunicação e comercialização de serviços e obras artísticas para mercados nacionais e internacionais. Os 4 módulos da oficina discutem o sistema da Arte, estratégias de distribuição, criação de redes, construção de projetos inseridos em um plano de carreira. Serão oferecidas 35 vagas, para interessados a partir de 18 anos.
No dia 17/08, das 15h às 16h30, o encontro Pensar as infâncias na contemporaneidade, conduzido por Michele Lima, promove um espaço de diálogo e reflexão sobre o tema, troca de conhecimentos, analisando desafios atuais e incentivando práticas inclusivas. Serão oferecidas 30 vagas para interessados a partir de 18 anos.
Seguindo com a programação infantil, no dia 18/08, das 14h às 15h30, a oficina Dança em cores, com Rosa Catão, busca incentivar o público a explorar o conhecimento e a descoberta do próprio corpo por meio da “teoria dos movimentos” de Rudolf Laban, promovendo o respeito às diferenças corporais. Além disso, busca desenvolver capacidades individuais e coletivas de expressão corporal. Serão oferecidas 10 vagas, com direito a 1 acompanhante, e a classificação é 6 anos.
Em alusão ao Dia dos Pais, a CAIXA Cultural promoverá a ação comemorativa Pais e filhos: relações de afeto dentro dos problemas do cotidiano, no domingo (18), das 10h às 12h. Mediada por Alessandro Marimpietri, a palestra é gratuita, para até 70 convidados (pais, responsáveis, educadores e pedagogos da rede pública de ensino). Classificação a partir de 16 anos.
Após a palestra, das 15h30 às 17h, ocorre a contação de história do livro O Travesseiro Companheiro realizada por Bruno Cássio Leal e a sua filha de 10 anos, Ananda Leal. A atividade será seguida de uma sessão de autógrafos e distribuição dos livros. Serão oferecidas 70 vagas e a classificação é livre.
Na sexta-feira (23), das 9h às 10h30, acontece no Colégio Estadual Batista Neves a oficina Arte em fio – Oficina de Macramê. O momento propõe que os/as estudantes confeccionem uma pulseira utilizando a técnica do macramê, uma antiga forma de artesanato na qual os fios são trançados e atados por nós. Serão oferecidas até 30 vagas para estudantes da instituição de ensino, a partir de 14 anos.
Ainda na sexta-feira, dia 23/08, das 14h às 15h30, a CAIXA Cultural Salvador realizará a oficina Partido alto – Oficina de pandeiro, que proporcionará aos alunos do Colégio Estadual Batista Neves uma imersão no universo da percussão, com foco no pandeiro, explorando benefícios pedagógicos e artísticos. Inclui preparação corporal, apresentação do instrumento, técnicas específicas, prática do ritmo partido alto e exercícios que desenvolvem tanto a técnica quanto movimentos corporais associados ao domínio do pandeiro. Serão oferecidas 30 vagas para estudantes a partir de 14 anos.
Seguindo a programação de agosto, no sábado, dia 24/08, das 14h às 17h acontece a oficina Entre lentes e pinceis – Oficina de fotografia artística, com o fotógrafo Dodô Villar. A atividade é voltada para pessoas iniciantes ou que desejam aprimorar suas habilidades básicas. Serão oferecidas 35 vagas com classificação a partir de 16 anos.
No domingo, dia 25/08, das 14h às 17h, a Oficina Cianotipia, mediada por Renata Voss, apresentará aspectos históricos e técnicos da revelação em cianótipo, técnica histórica de revelação que se baseia nas propriedades sensíveis de sais férricos gerando imagens apenas em tons de azul. Serão oferecidas 20 vagas, para interessados a partir de 16 anos.
Finalizando as atividades do mês, a dinâmica instrutiva Pós-produção de áudio para cinema e games, ocorrerá no sábado (31), das 14h às 17h, em que serão abordados a leitura de roteiro, visita técnica às locações, seleção de equipamentos adequados, técnicas de captação de som direto, utilização dos equipamentos, entre outros assuntos relacionados ao audiovisual. Serão oferecidas 30 vagas, para interessados a partir de 18 anos.
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira também oferece visitas mediadas para grupos escolares e de diversas instituições. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (71) 3421-4200.
Serviço:
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes 57, Centro
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30
Acesso a pessoas com deficiência
Inscrições gratuitas: Site da CAIXA Cultural
Informações: Site CAIXA Cultural e Instagram @ CAIXACulturalSalvador